Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

Samsung corrigirá finalmente o maior problema dos smartphones com One UI

Rui Bacelar
Comentar

As próximas versões da interface One UI e respetivas aplicações Samsung não incluirão publicidade sob a forma de anúncios. Isto é algo totalmente inadmissível em smartphones de gama alta, custando geralmente mais de 1000 € em pleno 2021.

A problemática que ainda se faz sentir em todos os smartphones Samsung, subtraindo à sua experiência de utilização, poderá estar finalmente a ser resolvida. O tema é familiar junto dos utilizadores Xiaomi, mas tem sido repetidamente ignorado na esfera Galaxy.

Fim à vista para a publicidade apresentada nos smartphones Samsung?

Samsung putting ads in stock apps is starting to become a real fucking problem.

— Max Weinbach (@MaxWinebach) 8 de junho de 2020

Em primeiro lugar, o problema. A publicidade que é apresentada sob a forma de anúncios e / ou notificações pop-up ao longo da interface dos smartphones com a One UI. Problemática, aliás, que afetou sempre esta UI desde a sua introdução em 2018.

Importa notar que a publicidade é, em si, uma fonte de recursos para a Samsung. Posto isto, podemos perdoar a sua presença, ou ignorar totalmente nos smartphones mais baratos (caso efetivamente sejam acessíveis), mas não nos topos de gama.

Samsung Galaxy One UI

Isto é, se num Galaxy M12 - desde 179 € na Amazon.ES - a publicidade seria justificável caso ajudasse a baixar o custo do produto, tal é impensável num smartphone de gama alta, a custar 800 ou mais euros.

Infelizmente a publicidade continua a ser apresentada, de forma algo escamoteada e aleatória até nos Galaxy Z Fold3 e Z Flip3, os produtos mais avançados da fabricante sul-coreana. Um cenário impensável no universo iOS dos Apple iPhone.

A publicidade é apresentada sob diversas forma na One UI

Samsung

Acima temos o exemplo de uma captura de ecrã efetuada na aplicação de meteorologia da própria Samsung. Note-se o cabeçalho, com a recomendação de um serviço de venda online de bilhetes para comboio e planeamento de viagens.

O exemplo foi colhido pela publicação AndroidPolice, apenas um de múltiplos casos em que tal acontece. Outro dos formatos comuns é a apresentação de conteúdo patrocinado, aplicações sugeridas, pacotes de apps para fazer download, entre outras instâncias.

Felizmente, em Portugal e nas demais nações em que o RGPD se encontra vigente, a incidência destas publicidades é menor. Não obstante, podemos encontrar casos similares nas várias apps de sistema da Samsung que dificilmente podemos remover.

Os anúncios devem desaparecer dos smartphones Samsung com One UI

Hey Samsung this is absolutely disgusting pic.twitter.com/JUr2C4Hg11

— Ben Schoon (@NexusBen) 8 de fevereiro de 2021

A promessa foi feita por TM Roh, executivo responsável máximo pelo setor mobile da Samsung, tal como avança a publicação Sammobile, durante um painel e debate reservado para os colaboradores da gigante sul-coreana. Segundo esta fonte institucional, a publicidade desaparecerá em breve da interface One UI.

Mais ainda, o executivo especificou a sua remoção de aplicações de sistema como a Samsung Pay, Samsung Themes, Samsung Weather, entre outros. A isto somou-se a garantia de que a Samsung "ouve os seus colaboradores e utilizadores".

Infelizmente a tecnológica sul-coreana não especificou quando é que começará a remover as atualizações. A sua promessa, ainda que positiva, menciona somente as "futuras atualizações da One UI".

Ainda assim, tal não deixa de ser uma medida positiva para os utilizadores da Samsung, algo que ajudará a sul-coreana a distinguir-se da miríade de rivais chinesas.

Em síntese, a publicidade desaparecerá da One UI com as futuras atualizações, apesar de não sabermos exatamente quando.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.