Samsung "corre atrás" de parceria de milhões (e milhões) com Tesla

Ao que tudo indica, a Samsung e a Tesla poderão unir-se, em breve, numa parceria relativa aos chips de memória de banda larga HBM4. De forma a fortalecer-se em termos de Inteligência Artificial (IA), a gigante sul-coreana está a conceber protótipos para a Tesla.

De acordo com a SamMobile, fonte especializada da Samsung, não é só a Samsung que está a tentar uma parceria com a marca de Elon Musk. Supostamente, também a SK Hynix está na mesma “corrida” e tem feito o seu próprio protótipo.

O que diz a Tesla?

Segundo a mesma fonte, a Tesla terá pedido a cada uma destas marcas que lhe apresentasse um modelo de chip de IA. Com base nas amostras que recebesse, tomaria a decisão de qual a opção que mais beneficiaria o seu propósito.

A Tesla não esclareceu publicamente para que precisa dos chips de IA. Contudo, tudo aponta que pudesse ser para o Dojo: o seu supercomputador, concebido para treinar redes neurais autónomas. Ainda assim, importa referir que este pode não ser o único uso.

A oportunidade da Samsung

Efetivamente, o setor dos chips de memória de banda-larga representam um mercado bastante valioso. Tal como destaca a SamMobile, é possível que, até 2027, o mercado em questão possa valer cerca de 31 mil milhões de euros.

Sendo assim, é natural que a eventual parceria da Samsung com a Tesla poderá ser um grande negócio para a marca sul-coreana. Isto porque, vale a pena relembrar, o setor é liderado, neste momento, pela SK Hynix.

Ao estabelecer uma ligação com a Tesla, é possível que a Samsung pudesse destronar a SK Hynix e alcançar o topo da pirâmide. Resta esperar para ver a decisão da Tesla, no entanto uma coisa é certa: não seria a primeira ligação que víamos entre as duas marcas.

Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e ao participares habilitas-te a ganhar um cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro, não deixes passar esta oportunidade e vota agora!

Recorde-se que a Tesla e a Samsung também têm uma relação comercial, no que toca à conceção de câmaras para as Cybertrucks, por parte da Samsung. Curiosamente, também no ano passado, Elon Musk se reuniu com Jay Y. Lee, presidente executivo da Samsung Electronics.

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.