A plataforma DontKillMyApp dedica-se a avaliar o quão agressivas são as marcas (OEM´s) a impedir que aplicações corram se segundo plano. Após a sua última atualização, a Samsung é catapultada para o primeiro lugar.
Anteriormente, a tecnológica sul-coreana posicionava-se no terceiro posto desta hierarquia. Com a mais recente atualização desta classificação, a Samsung salta para o topo, uma subida de duas posições que certamente a marca desejaria não ter registado.
Samsung impõe mais restrições a aplicações em segundo plano com o Android 11
A Samsung está a fazer um excelente trabalho na atualização dos seus equipamentos para o Android 11. Todavia, a distribuição da One UI 3.0 leva aos seus utilizadores novas regras e permissões para que aplicações possam correr em segundo plano.
Com o novo firmware, a Samsung mostra-se mais restritiva do que nunca neste capítulo. Tal como aponta a plataforma DontKillMyApp, essas restrições só poderão ser aliviadas com a intervenção direta do utilizador.
"No Android 11, a Samsung impedirá que as aplicações funcionem em segundo plano por padrão, a menos que excluas as aplicações das otimizações de bateria. Esta é uma divergência grave das políticas padrão de gestão de processos no Android."
De facto, a Google tem-se esforçado para combater as práticas das suas parceiras ao limitar a forma como as aplicações podem correr em segundo plano. Práticas que as OEM´s justificam com a gestão da RAM e autonomia dos seus equipamentos.
Apesar das restrições impostas pela Samsung, a DontKillMyApp nota algumas exceções. Uma delas sãs as apps de rastreamento de contágios por COVID-19 que usem a API da Google.
Em contraponto, a DontKillMyApp mostra preocupações com o bom funcionamento de aplicações de monitorização de atividade física. As dependentes dos vários sensores do smartphone também podem ver afetado o seu funcionamento.
Como garantir que certas aplicações continuam a correr em segundo plano
Tal como apontado mais acima, o utilizador poderá contornar as regras unilateralmente impostas pela Samsung. Mas para isso este terá de mergulhar nas definições do seu equipamento.
Assim sendo, o utilizador deve seguir estes passos: Definições - Aplicações - Selecionar uma aplicação - Bateria - Uso de bateria optimizado - Todas. Chegado a esta lista, deverás desabilitar as apps que desejas que funcionem em pleno, mesmo em segundo plano.
OnePlus, Huawei e Xiaomi seguem a Samsung neste capítulo
Na classificação revelada pela DontKillMyApp podemos ainda encontrar outras populares marcas do mundo Android. As chinesas OnePlus, Huawei e Xiaomi surgem-se na mesma tabela por esta ordem, sendo que quem está mais acima é considerada pior neste departamento.
À semelhança da Samsung, também a OnePlus e Huawei recebem a classificação máxima na avaliação da plataforma DontKillMyApp. Já a Xiaomi consegue menos um ponto que as suas compatriotas.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung Galaxy Note 20 começa a receber atualização para a One UI 3.1
- Samsung vai revolucionar as memórias RAM com a sua nova criação
- Samsung Galaxy S21 Ultra: versão como Exynos 2100 surpreende em teste de bateria