Samsung confirma que o seu concorrente ao Dolby Atmos chega em 2024

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung anunciou oficialmente que vai lançar a sua alternativa ao Dolby Atmos ainda este ano. Este novo formato de áudio vai funcionar com sistemas de colunas já existentes e televisores de gerações anteriores. Para tal bastarão atualizações de firmware.

Em novembro passado, a Samsung revelou estar a colaborar com a Google no desenvolvimento de uma nova tecnologia de áudio espacial 3D chamada Immersive Audio Model and Formats (IAMF). Agora, a empresa confirmou que este formato de áudio estará disponível ainda este ano para televisores, soundbars e outros equipamentos.

YouTube também vai disponibilizar suporte para o novo formato

Durante a CES 2024, a Samsung discutiu os seus planos sobre o IAMF com profissionais da indústria. Segundo Chris Chinnock do Insight Media, a empresa confirmou que o formato de áudio 3D será lançado ainda este ano. Além disso, o YouTube também planeia disponibilizar conteúdo que suporta o IAMF ainda este ano.

Uma das vantagens deste novo formato é que os utilizadores não terão de gastar dinheiro em novos equipamentos, como acontece com o Dolby Atmos. O IAMF funcionará em televisores de gerações anteriores e sistemas de som após uma atualização de firmware.

É bom realçar que ainda não está claro o quão longínquo, em termos temporais, será esse suporte. Também se mantém a incerteza quanto a se a marca IAMF será mantida ou se a empresa vai escolher um nome mais simples até ao lançamento.

Quando o YouTube lançar o suporte para o IAMF, é possível que o formato de áudio 3D não funcione nos navegadores. Uma vez que navegadores como o Chrome só suportam saída estéreo, é provável que o IAMF fique limitado a dispositivos móveis e televisores.

O IAMF, ou qualquer que seja o seu nome final, será livre de royalties e de código aberto. Ao contrário do Dolby Atmos, que impõe taxas de licenciamento. A julgar pelas primeiras impressões serão só vantagens para os consumidores.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.