A Samsung anunciou oficialmente que vai lançar a sua alternativa ao Dolby Atmos ainda este ano. Este novo formato de áudio vai funcionar com sistemas de colunas já existentes e televisores de gerações anteriores. Para tal bastarão atualizações de firmware.
Em novembro passado, a Samsung revelou estar a colaborar com a Google no desenvolvimento de uma nova tecnologia de áudio espacial 3D chamada Immersive Audio Model and Formats (IAMF). Agora, a empresa confirmou que este formato de áudio estará disponível ainda este ano para televisores, soundbars e outros equipamentos.
YouTube também vai disponibilizar suporte para o novo formato
Durante a CES 2024, a Samsung discutiu os seus planos sobre o IAMF com profissionais da indústria. Segundo Chris Chinnock do Insight Media, a empresa confirmou que o formato de áudio 3D será lançado ainda este ano. Além disso, o YouTube também planeia disponibilizar conteúdo que suporta o IAMF ainda este ano.
Uma das vantagens deste novo formato é que os utilizadores não terão de gastar dinheiro em novos equipamentos, como acontece com o Dolby Atmos. O IAMF funcionará em televisores de gerações anteriores e sistemas de som após uma atualização de firmware.
É bom realçar que ainda não está claro o quão longínquo, em termos temporais, será esse suporte. Também se mantém a incerteza quanto a se a marca IAMF será mantida ou se a empresa vai escolher um nome mais simples até ao lançamento.
Quando o YouTube lançar o suporte para o IAMF, é possível que o formato de áudio 3D não funcione nos navegadores. Uma vez que navegadores como o Chrome só suportam saída estéreo, é provável que o IAMF fique limitado a dispositivos móveis e televisores.
O IAMF, ou qualquer que seja o seu nome final, será livre de royalties e de código aberto. Ao contrário do Dolby Atmos, que impõe taxas de licenciamento. A julgar pelas primeiras impressões serão só vantagens para os consumidores.