À margem do evento Unpcked realizado ontem em Paris, TM Roh, CEO do departamento móvel da Samsung, concedeu uma entrevista à CNBC. Nesse contexto, ele deixou afirmações muito interessantes relativamente ao futuro da Bixby.
O executivo confirmou que a sua assistente pessoal ficará mais inteligente ainda este ano. Para isso, será complementada com funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) generativa.
Bixby sairá reforçada com os modelos de linguagem da própria Samsung
Ao contrário de algumas das suas rivais, a Samsung não se socorrerá da tecnologia de terceiros para fomentar o potencial da Bixby. TM Roh confirmou que a nova versão desta assistente pessoal contará com os grandes modelos de linguagem da própria Samsung.
O potencial do trabalho da Samsung no ramo da Inteligência Artificial generativa é algo sobre o qual ainda não podemos falar. Nesse sentido, teremos de aguardar pela disponibilização da nova Bixby para perceber o seu potencial e alcance.
Perante esta notícia, é impossível não fazer um paralelismo com aquilo que a Apple anunciou na WWDC, no início de junho. Nessa ocasião, a gigante norte-americana também anunciou um reforço das funcionalidades da Siri, mas com o apoio do ChatGPT.
A aposta da Samsung num reforço das capacidades da Bixby não é uma notícia inédita. Já era sabido que a sul-coreana estava a trabalhar nesse sentido, mas esta é a primeira vez que a empresa divulga um calendário para a sua disponibilização.
Bixby continuará a coexistir com outras IA
TM Roh confirmou ainda que os smartphones da Samsung continuarão a ser compatíveis com outras Inteligências Artificiais. Isto significa que o Gemini (substituto da Assistente Google) não irá desaparecer dos equipamentos da sul-coreana.
Aliás, os utilizadores poderão também adicionar o ChatGPT ao seu equipamento, se for esse o seu desejo. Ou seja, os smartphones da Samsung continuarão a ser abrigo para qualquer forma de Inteligência Artificial.
Relativamente ao momento da disponibilização da nova Bixby, ainda não há datas concretas. Sabe-se apenas que acontecerá ainda em 2024, o que significa que poderá fazer parte da One UI 7 que trará consigo também o Android 15.