Embora o processo de distribuição da One UI 7ainda esteja em curso, a Samsung já está a trabalhar arduamente na sua sucessora. Agora, para deleite dos fãs, a sul-coreana confirma quando começará a enviar a One UI 8 para os smartphones compatíveis.
One UI 8 começará a chegar aos utilizadores no verão
No âmbito do arranque informal da Google I/O, a Samsung revelou que a One UI 8 começará a ser enviada para os smartphones eleitos durante o verão. Uma notícia que confirma a prioridade que a empresa está a dar ao desenvolvimento deste software.
Uma disponibilização durante o verão significa que, na pior das hipóteses, a One UI 8 poderá chegar a meados de setembro. Mesmo que essa previsão menos otimista se confirme, tal acontecerá mais cedo do que aconteceu com a One UI 7.
Este antecipar do calendário de disponibilização da One UI 8 é reflexo do trabalho que a Google fez no desenvolvimento do Android 16. Também esta versão do seu sistema operativo chegará mais cedo que o habitual, possivelmente já em junho.
Um momento incrível para a Samsung anunciar oficialmente a One UI 8 poderá ser em julho, por ocasião dos seus novos dobráveis. Os mais otimistas podem até acalentar a esperança deste software vir já instalado de fábrica nos Galaxy Z Fold 7 e Galaxy Z Flip 7.
Importa sublinhar que aquilo que a Samsung confirmou é quando se iniciará o processo de disponibilização da One UI 8. Isso não significa que todos os modelos compatíveis recebam esta atualização ainda durante o verão. Recordo que este costuma ser um processo faseado.
O que esperar da One UI 8?
Por enquanto, ainda não temos muitas informações sobre as novidades da One UI 8. Após uma atualização profunda com a One UI 7, espera-se que a Samsung opte por limar algumas arestas e aposte em novidades incrementais.
Uma das teorias é que a Samsung melhore o recurso Now Bar. Nesta nova versão, os smartphones da marca poderão usar este local para apresentar informações mais detalhadas e de forma mais célere.
Relativamente ao seu design, não é esperado que a Samsung faça uma adoção significativa da filosofia Material 3 Experience do Android 16. As principais linhas da One UI 7 deverão manter-se, mas para já ainda nada está confirmado.