Samsung disponibiliza várias atualizações devido à ameaça do BlueBorne

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Agora que o Android Oreo já é oficial seria de esperar que os smartphones da Samsung já estivessem a receber esta atualização com todas as suas novidades que podes consultar na íntegra, BlueBorne.

Vê ainda: Android Oreo já disponível para o Motorola Moto E com a LineageOS 15

Como já aqui dissemos anteriormente, as últimas atualizações de software de sistema (firmware) disponibilizadas para vários dispositivos da Samsung ainda não contavam com as correções (patches) de segurança datadas de setembro de 2017. Algo que agora está a ser corrigido.

Note-se que o Galaxy Note8, os Galaxy S6, Galaxy S5 e Galaxy A5 (2016) já receberam atualizações nas últimas semanas, todas elas sem as mais recentes correções e melhorias de segurança providenciadas mensalmente pela Google.

O meu Samsung Galaxy está seguro?

Ontem, contudo, foi a vez do Samsung Galaxy S7 receber uma nova atualização de firmware onde finalmente constavam as correções de segurança e, acima de tudo, a correção para a vulnerabilidade BlueBorne.

O vetor de ataque (vulnerabilidade) BlueBorne permite aos hackers ganhar controlo total de virtualmente qualquer dispositivo que possua a conectividade Bluetooth ativa.

Os hackers não precisam que aceites o pedido de emparelhamento de dispositivo nem tão pouco que este esteja no "Modo Visível". Aliás, o utilizador nem se aperceberá de que o seu dispositivo está a ser atacado até que seja demasiado tarde.

O BlueBorne pode atacar smartphones, tablets, PC's e virtualmente qualquer dispositivo com conexão Bluetooth. É uma ameaça real que não deve ser ignorada. Felizmente a Samsung "tapou este buraco" com as mais recentes atualizações para os Galaxy Note 8, Galaxy S5, e também para o Galaxy A5 (2016).

Para os restantes smartphones Android a vulnerabilidade BlueBorne foi corrigida com a última atualização/ correção de segurança datada de setembro de 2017, um pacote fornecido pela Google.

Certifica-te de que tens o teu Samsung atualizado!

Contudo, a Samsung também não ficou parada e antecipou-se até à Google, tendo já incluído esta correção de segurança no pacote anterior, datado de agosto de 2017.

Portanto se a versão do teu firmware inclui a letra "I" na penultima posição (por exemplo G930FXXU1DQIC para o Samsung Galaxy S7 ou N950FXXU1AQI1 para o Galaxy Note8, então já estás protegido contra o BlueBorne).

De momento a família Galaxy S8 e S8+ ainda não recebeu esta correção de vulnerabilidade, algo que deverá acontecer em breve.

Em suma, e para aclarar a confusão que paira sobre este assunto. Ao passo que muitos dos dispositivos Samsung ainda não receberam o patch (correção) de segurança de setembro de 2017, compilação esta que é fornecida pela Google, a grande ameaça do BlueBorne já foi corrigida na grande maioria dos equipamentos através das últimas atualizações disponibilizadas pela própria Samsung.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no BlueBorne representa para os nossos dispositivos não pode ser menosprezada. Trata-se de um perigoso vetor de acesso a qualquer dispositivo que utilize esta conexão.

Lembra-te de desligar sempre o Bluetooth quando não o estiveres a usar, pelo menos até receberes uma atualização de segurança.

Outros assuntos relevantes:

Asus Zenfone 5 deverá chegar mais cedo do que o esperado!

SNES Classic terá controlador sem fios construído pela Nyko

Paranoid Android versão 7.3.0 está repleta de novidades e anti-BlueBorne

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.