Huawei HiAssistant. A próxima rival da Samsung Bixby e Google Assistant

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Huawei será a próxima grande "jogadora" neste mercado de dispositivos móveis a apostar nas assistentes virtuais. Depois da Google Assistant. Depois da Alexa da Amazon. Depois da Siri da Apple. Depois da Samsung Bixby, esperemos que seja melhor do que a rival da Samsung. Se assim for, a Huawei HiAssistant já será bastante útil.

Assistentes virtuais e Inteligência Artificial (IA), chavões e nomes fortes da tecnologia que são "empurrados" a todo o custo até ao consumidor. Tudo isto para nos dar uma certa ilusão de que algo de revolucionário está presente dentro dos nossos smartphones. Na maioria dos caso não passa de uma estratégia de marketing mas mesmo assim, a pouco e pouco não duvido que estas "assistentes" se tornem úteis.

Vê ainda: d temporariamente grátis

Depois de ontem termos ficado a vimos também os preços da próxima geração Huawei P20. Estes serão os próximos rivais da marca para os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus. Agora, graças à comunidade de programadores independentes, a XDA Developers, ficamos a "conhecer" a Huawei HiAssistant.

Esta já não é a primeira vez que temos referências a uma assistente virtual, por voz, da Huawei. Já a Bloomberg havia sugerido isso mesmo e agora temos a confirmação da sua existência. Após alguma investigação de ficheiros de sistema (firmware), as referências e indícios da HiAssistant ficaram bem claras. Basear-se-á na HiAI Mobile Computing, a plataforma de Inteligência Artificial da Huawei.

Huawei HiAssistant, a próxima rival da Samsung Bixby, Google Assistant, etc...

Neste momento é a Google e a Amazon que lideram o "mercado" das assistentes virtuais. A sua Google Assistant é uma das mais populares em todo o mundo. Em seguida temos a Alexa, seguida pela Siri da Apple. A Samsung também tem uma assistente virtual, chama-se Samsung Bixby e pelo menos no nosso idioma é praticamente inútil. Algo que deverá mudar em 2018 com a apresentação da Samsung Bixby 2.0 no próximo Samsung Galaxy Note 9. Até lá, ainda ficaremos a conhecer a alternativa da Huawei.

Sem esquecer também a Cortana da Microsoft, temos aqui um portfólio já bem completo com assistentes virtuais. Todas elas tentam executar comandos de voz, executar algumas ações ou abrir aplicações. Definir lembretes, alarmes e outras tarefas simples no dia-a-dia. São uma boa ajuda para todo o consumidor que fale inglês nativamente. A pouco e pouco têm expandido a lista de idiomas e todo o léxico de palavras e comandos de voz.

Poderá igualar a Google Assistant e Samsung Bixby?

Note-se que neste momento os smartphones da Huawei vendidos na China já trazem uma função chamada HiVoice. Esta permite aos seus utilizadores, mediante comandos de voz, executarem tarefas básicas. Desde fazer uma chamadas após um comando de voz ou enviar uma mensagem de texto (SMS). Não é, neste momento, tão sofisticada como o uma Google Assistant, nem mesmo uma Samsung Bixy.

Contudo, a próxima Huawei HiAssistant poderá ser uma assistente bastante poderosa. Terá algo chamado Natural Language Understanding (NLU). Permitirá ao smartphone interpretar vários tipos de frases, organizadas ou não, ditas pelo utilizador do equipamento. Combinará estes dados com a tradução automática de voz e texto para processar aquilo que acabou de ouvir.

Huawei HiAssistant rivalizará com a Samsung Bixby e Google Assistant

O relatório inicial da publicação XDA Developers afirma que a Huawei HiAssistant estará inicialmente apenas disponível na China. Mais ainda, esta rival da Samsung Bixby estará apenas disponível nos smartphones equipados com o processador Kirin 970, o mais poderoso SoC da marca até à data. Além disso, necessitará da EMUI 8.1, interface baseada no Android Oreo 8.1 da Google, a mais recente versão deste sistema operativo.

A XDA Developers avança ainda que o Huawei P20 e o P20 Pro não trarão a Huawei HiAssistant nas suas versões internacionais. Será, pelo menos inicialmente, uma função exclusiva para os utilizadores no seu mercado natal, a China. De momento é impossível saber quando é que esta rival da Google Assistant poderá expandir-se além deste país.

Já relativamente às suas funções, segundo os ficheiros de sistema analisados, a Huawei HiAssistant poderá controlar quase todos os aspectos do smartphone. Dará aos utilizadores a possibilidade de configurar todas as definições ou funções simplesmente através da sua voz.

Huawei HiAssistant será um exclusivo da China

Para além de poderem controlar os seus smartphones com a voz, a assistente virtual terá também várias funcionalidades de pesquisa. Desde pesquisa de comida, emojis, navegação, comprar bilhetes de comboio, metro, filmes, etc. Poderá também ajudar o utilizador a escolher novas séries de televisão, livros, música, etc. Mediará também o pagamento com o smartphone em vários dos principais bancos na China.

Por último, para a câmara fotográfica teremos a HiVision. Trata-se de uma função muito similar à Google Lens. Poderá reconhecer objectos de diferentes categorias como comida, animais, veículos, utensílios, ferramentas, etc. Poderá também ler os códigos de barra e fazer um OCR de texto.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Asus Zenfone 5Z: Marcel Campos promete combater a OnePlus

e

Xiaomi prepara-se para dar um dos maiores passos desde a sua criação

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.