Samsung: Bixby recebe finalmente suporte para comandos de voz

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Bixby é a Inteligência Artificial desenvolvida pela própria Samsung que tem lutado arduamente para conseguir o seu lugar ao sol. Desde que a mesma foi apresentada, as críticas têm sido imensas, principalmente pelo facto de ter chegado ao consumidor num estado muito precoce do seu desenvolvimento.

A mesma chegou-nos com os Galaxy S8 e S8+ mas com funcionalidades muito semelhantes às do Google Now. Ou seja, esta Bixby limita-se a apresentar-nos algumas informações em cartões, sem possibilidade de lhe ordenar-mos o que quer que seja.

Vê ainda: Apple iPhone 7S e 7S Plus trarão poucas novidades face à atual geração

Mas isso está prestes a mudar para muitos dos detentores de equipamentos da marca. A Samsung começou já a disponibilizar uma nova atualização para a Bixby, na qual insere os tão esperados comandos de voz.

Portugal já começou a receber a nova atualização da Samsung para a Bixby

Tudo aponta para que esta seja uma atualização com disponibilização global. Utilizadores da África do Sul, Alemanha, Índia, Holanda ou Reino Unido já reportaram a chegada desta atualização. Posso também avançar que Portugal já começou a receber esta mesma atualização, pois já se encontra instalada no meu Galaxy S8.

São várias as aplicações desta Inteligência Artificial que serão alvo desta atualização. Mas aquela que mais interesse tem para os utilizadores é a Bixby Dictation, a que nos permite dar comandos de voz à mesma.

Na sua descrição, é referido que para despoletar esta opção bastará premir de forma continuada o botão dedicado à Bixby. Mais ainda, será agora possível despertar a mesma com um simples "Hi Bixby", depois de gravada a nossa voz para futuro reconhecimento.

Mas isto é aquilo que vem na descrição desta atualização, pois nem todos os utilizadores estão a conseguir fazer uso destas funcionalidades. Existem relatos de utilizadores na Alemanha que estão a conseguir usar os comandos de voz, ainda que com uma transcrição pouco apurada.

Mas a grande maioria queixa-se de que esta funcionalidade ainda não se encontra operacional. É neste segmento que me incluo, pois apresar de várias tentativas, inclusive a mudança do idioma base do meu Galasy S8, não me foi possível aceder aos comandos de voz da Bixby.

Será que mesmo assim ainda nem todos os mercados estão preparados para a utilização dos comandos de voz na Bixby? Se já recebes-te a atualização aqui em causa, deixa-nos o teu comentário e se estás a conseguir aceder aos comandos de voz.

Outros assuntos relevantes:

Smartphone Nokia 8 chegará à Europa com preço bem “agradável”

Facebook patenteia os seus óculos inteligentes de Realidade Aumentada

Tekken Mobile brevemente no teu smartphone Android e iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.