Samsung apresenta Ballie, a 'governanta' da tua casa inteligente (vídeo)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung abriu a sua conferência na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, com a apresentação de um robô que tem o propósito de ser uma espécie de ‘governanta’.

O Ballie é um robô rolante, que basicamente promete controlar a tua casa inteligente por ti. Não contente com isso, este pode também funcionar como assistente de fitness, pretendendo melhorar os teus hábitos, fazendo uso da sua inteligência artificial integrada.

Algo que notamos pelo vídeo de apresentação, é que o Ballie percorre a nossa casa, munido de câmara e microfone. Numa época em que o tema privacidade é algo que preocupa cada vez mais os utilizadores, a Samsung tentou descansar os mais desconfiados.

Samsung promete que a tua privacidade está assegurada

“O Ballie mantém padrões rígidos de proteção de dados e privacidade”, garantiu H.S. Kim, presidente e CEO da divisão de consumo da Samsung Electronics. Se esquecermos a questão da privacidade e ligarmos o ‘geekómetro’, este é um dispositivo interessante se for compatível com qualquer plataforma.

No vídeo de promoção vemos o Ballie a realizar ações como ligar a televisão a um cão, ou a abrir cortinas inteligentes. Assim que notou sujidade no chão, também colocou o aspirador inteligente imediatamente em ação.

Ballie chama por ajuda se notar que alguém caiu

A Samsung afirma que o Ballie também será capaz de chamar por ajuda, caso note que alguém caiu e não se consegue levantar. Claramente, este é um produto com muitas potencialidades.

Se o Ballie parece ter potencial? Sim. Se pode ser preocupante em termos de privacidade? Talvez. Por enquanto são preocupações que ainda não se colocam em causa, já que a Samsung não revelou preços nem quando espera coloca-lo no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • É oficial! A Samsung apresentou um teclado verdadeiramente futuristico
  • Samsung Sero TV: conhece a televisão rotativa para redes sociais
  • Sony revela o seu carro elétrico que pode competir com a Tesla
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.