Samsung apresenta Ballie, a 'governanta' da tua casa inteligente (vídeo)

Bruno Coelho
Comentar

A Samsung abriu a sua conferência na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, com a apresentação de um robô que tem o propósito de ser uma espécie de ‘governanta’.

O Ballie é um robô rolante, que basicamente promete controlar a tua casa inteligente por ti. Não contente com isso, este pode também funcionar como assistente de fitness, pretendendo melhorar os teus hábitos, fazendo uso da sua inteligência artificial integrada.

Meet #Ballie, Samsung’s human-centric vision of robots that takes personalized care to the next level. The small rolling robot, “understands you, supports you, and reacts to your needs.” #CES2020 #SamsungCES2020 pic.twitter.com/YzwgZN1Lgw

— Samsung US Newsroom (@SamsungNewsUS) 7 de janeiro de 2020

Algo que notamos pelo vídeo de apresentação, é que o Ballie percorre a nossa casa, munido de câmara e microfone. Numa época em que o tema privacidade é algo que preocupa cada vez mais os utilizadores, a Samsung tentou descansar os mais desconfiados.

Samsung promete que a tua privacidade está assegurada

“O Ballie mantém padrões rígidos de proteção de dados e privacidade”, garantiu H.S. Kim, presidente e CEO da divisão de consumo da Samsung Electronics. Se esquecermos a questão da privacidade e ligarmos o ‘geekómetro’, este é um dispositivo interessante se for compatível com qualquer plataforma.

Ballie

No vídeo de promoção vemos o Ballie a realizar ações como ligar a televisão a um cão, ou a abrir cortinas inteligentes. Assim que notou sujidade no chão, também colocou o aspirador inteligente imediatamente em ação.

Ballie chama por ajuda se notar que alguém caiu

A Samsung afirma que o Ballie também será capaz de chamar por ajuda, caso note que alguém caiu e não se consegue levantar. Claramente, este é um produto com muitas potencialidades.

Se o Ballie parece ter potencial? Sim. Se pode ser preocupante em termos de privacidade? Talvez. Por enquanto são preocupações que ainda não se colocam em causa, já que a Samsung não revelou preços nem quando espera coloca-lo no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.