Samsung desvaloriza "o processo" das atualizações do Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
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Depois de Dutch Consumer Association (DCA) perante a insatisfação com as atualizações do Android. Esta DCA pede ao tribunal holandês para obrigar a Samsung a disponibilizar atualizações periódicas do software. Mais anda, pedem uma maior transparência em todo o processo de atualizações do Android. A falta de uma calendarização das atualizações também é um dos objectos do processo.

Perante a primeira investida em 2016 a Samsung saiu vitoriosa. O juiz concluiria que todo o procedimento legal adotado não era apropriado ao caso. Um dos tribunais de 1ª instância na Holanda julgaria o caso improcedente por não conseguir explicar claramente o interesse e necessidade da intervenção judicial. Invocando imperfeições na petição inicial o processo seria descartado.

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No final do ano esta mesma associação de proteção do consumidor holandesa voltaria a recorrer aos tribunais. Esta semana o tribunal daria agora ouvidos à sua petição e assistiríamos à primeira audiência do caso. A associação continua a exigir atualizações do Android para os dispositivos da Samsung, durante 4 anos desde o lançamento do produto.

Alternativamente, a requerente pede que a Samsung atualize os seus dispositivos durante dois anos após a aquisição do dispositivo. Subsidiariamente pede que a Samsung seja mais transparente sobre a sua calendarização e processo de distribuição das atualizações do Android para os equipamentos.

Samsung e o processo das atualizações do Android

Esta é a segunda vez que a recorre aos tribunais para exigir da Samsung mais atualizações para os seus dispositivos. Todavia, das audições preliminares não conseguiram convencer o juiz das brechas de segurança apresentadas num equipamento sem atualizações. O objectivo seria provar que um dispositivo se torna vulnerável caso não receba atualizações do Android, colocando o utilizador em risco. Anteriormente as alegações desta associação haviam sido veementemente rejeitadas pelo ofício.

Mais atualizações e transparência

Já no lado da ré, a Samsung não parece estar minimamente preocupada com esta nova batalha judicial. Aliás, afirma já ter preparado um caso bem sólido contra a Dutch Consumer Association em jeito de resposta. A fabricante sul-coreana partilhou recentemente um comunicado onde dá a entender isso mesmo.

Mais ainda, asseguram os consumidores de que receberão suporte e atualizações de software durante pelo menos dois anos desde o lançamento do produto no mercado. Acrescenta ainda que isto não significa que o dispositivo deixe de receber atualizações após estes dois anos. Aponta ainda os Galaxy S5 e Galaxy S6 que receberam mais atualizações de segurança.

Comunicado oficial da Samsung:

"A Samsung aguarda com antecipação e confiança o veredicto final. Isto pois acredita que os seus smartphones são seguros durante condições normais de uso. Até mesmo depois do período habitual de atualizações garantidas. Acreditamos que a segurança e privacidade dos nossos utilizadores está acima de tudo e continuaremos a trabalhar nesse sentido. Sobretudo num mundo cheio de novas tecnologias a serem criadas diariamente.

Tal como a DCA, acreditamos que a segurança dos nossos dispositivos móveis é muito importante. Enquanto líder de mercado global no campo dos smartphones, lutamos para liderar nesta área e na segurança dos nossos equipamentos. Por isso mesmo garantimos que os nossos consumidores usufruem de suporte com updates, para além de melhorias para os seus smartphones. Isto durante pelo menos dois anos a partir da apresentação do produto."

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Rui Bacelar
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O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.