A Samsung considera que o futuro dos smartphones pertence aos modelos dobráveis e tem já planos para responder à futura procura.
De acordo com a gigante sul-coreana, até 2025 os seus smartphones dobráveis vão representar 50% do segmento premium da marca.
Samsung vai apostar em smartphones dobráveis para responder à desaceleração de crescimento do mercado
Esta semana, a Samsung apresentou as suas duas novas gerações de dobráveis Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4, tendo partilhado a sua visão de futuro para este tipo de terminal. A marca acredita que o futuro vai passar por este tipo de modelo e tem já preparado um plano para responder às futuras exigências do mercado.
De acordo com Roh TM, responsável máximo do departamento móvel da Samsung, a marca pretende expandir o público-alvo de smartphones dobráveis para fazer frente à desaceleração de crescimento no segmento premium móvel e instabilidade macroeconómica.
Por outras palavras, a Samsung acredita que o futuro pertence aos smartphones dobráveis que vão ter uma procura maior do que no atual momento.
Nesse sentido, a empresa prevê que até 2025 os seus smartphones dobráveis representem 50% da sua linha premium de terminais móveis. Linha premium esta que irá também incluir os futuros modelos Galaxy S.
Na realidade, este é um caminho que faz sentido para a Samsung, uma vez que é a líder de vendas, a nível global, no segmento de smartphones dobráveis. Por exemplo, no mercado europeu a concorrência não está a conseguir ultrapassar a gigante sul-coreana em vendas.
Já no mercado chinês, a Samsung tem de enfrentar uma concorrência mais feroz com os rivais da OPPO, Xiaomi, Vivo, Huawei e agora a Motorola com o seu recém-lançado Razr 2022. Mas ainda assim, a empresa sul-coreana consegue ter bons resultados.
Samsung Galaxy Z Flip 3 líder de vendas
Tal como já referimos, a Samsung é a líder de vendas no segmento de smartphones dobráveis e o seu modelo Galaxy Z Flip 3 foi o modelo flexível mais vendido da marca, com 4,6 milhões de unidades a serem adquiridas em todo o mundo.
A empresa Omdia, num relatório recentemente divulgado, deu também a conhecer que em 2021 estavam 9 milhões de smartphones à venda, o que se traduziu num aumento de 309%, face ao ano anterior.
Mas nem tudo corre de feição à Samsung. De acordo com o site The Korea Herald, apesar de a gigante sul-coreana ultrapassar a Apple com mais 20% de vendas em todo o mundo, a sua influência no segmento premium de smartphones desceu três pontos percentuais para 17%.
Por seu lado, a Apple viu a sua influência crescer neste mesmo segmento de 5% até 60%. Aliás, as vendas do iPhone 13 em todo o mundo, incluindo o mercado chinês, têm levado a empresa de Cupertino a subir em todos os rankings de mercado.