Esta semana, a Samsung lançou uma nova campanha de marketing chamada por “Simon Says”. No vídeo, a Samsung lança farpas à Apple com o tema inovação no centro de todo o enredo do anúncio.
O problema é que o tema inovação levou a que a Samsung se tornasse o centro de uma polémica online. Deixamos-te agora com o novo vídeo Simon Says.
O tom da nova campanha de marketing é bem-humorado, mas também desafiante. Vimos uma fila de pessoas à espera para comprarem um novo iPhone. De repente ouvimos a pergunta: “o que há de novo”, logo seguida ouve-se a resposta: “quem é que se importa com isso?”.
O tom sarcástico e desafiante sugere que os seguidores da Apple não dão prioridade à inovação nos equipamentos Apple. Esta ideia é reforçada com o resto do anúncio a mostrar o Samsung Galaxy Z Flip6 e o recurso baseado em IA para tradução em tempo real, aparecendo também o Samsung Galaxy S24 Ultra com a sua S Pen em ação.
A mensagem final, numa clara provocação à rival, diz que “ninguém deve esperar pela inovação”. E foi exatamente esta palavra que suscitou toda a polémica online.
Vários utilizadores da rede social X mostraram-se descontentes com o vídeo e comentaram que a própria Samsung, ao longo dos últimos anos, também não tem mostrado propriamente uma grande inovação.
Houve mesmo comentários que sugerem que a Samsung concentre mais os seus esforços em si, em vez de os canalizar para a sua rival Apple. Não sabemos se este era o objetivo da nova campanha de marketing, mas o que é certo é que a Samsung está a ser falada.
Esta não é a primeira vez que a Samsung usa uma campanha de marketing que visa a Apple. Anteriormente, a gigante sul-coreana já fez um anúncio sobre a ausência de um smartphone dobrável Apple, assim como já usou o (agora antigo) Galaxy Note 9 para desafiar a sua rival mais direta.