Samsung assegura patente para um concorrente direto ao Surface Duo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A entidade norte-americana responsável pelo registo de patentes revelou recentemente ter aprovado uma nova patente da Samsung. Este documento revela um smartphone com dois ecrãs, semelhante ao que podemos ver no Surface Duo.

Em vez de nos oferecer um ecrã que dobra, esta patente ilustra um equipamento com dois ecrãs agregados por uma dobradiça. Na descrição da patente podemos ler "Smartphones com ecrã duplo refletindo novas interfaces e modos de operação".

Terá sido esta a ideia inicial da Samsung para os dispositivos dobráveis?

Esta patente remonta ao ano de 2013 e mostra-nos que a sul-coreana concebeu esta ideia muito antes de o Surface Duo ter sido revelado. O facto de este documento só agora ter sido aprovado poderá explicar o porquê de a Microsoft se ter adiantado na corrida.

A Samsung pode ter apresentado o seu primeiro smartphone dobrável este ano, mas o seu desenvolvimento tem já vários anos. Isso significa que o conceito que acabou por chegar ao mercado poderá não ter sido a primeira ideia da sul-coreana e esta patente prova isso mesmo.

O conceito por detrás do Galaxy Fold é diferente daquele que vemos nesta patente. O Galaxy Fold é um smartphone com um só ecrã que possui a capacidade de dobrar.

A patente que agora foi aprovada mostra-nos um equipamento com dois ecrãs distintos. Estes estão fisicamente unidos por uma dobradiça que permite que todo o dispositivo possa ser dobrado.

Importa notar que a Samsung também já patenteou um equipamento dobrável semelhante ao conceito do Motorola Moto Razr. Muitos parecem acreditar que este será o futuro dos smartphones dobráveis da Samsung e do mercado em geral.

Em todo o caso, nada impede a sul-coreana de lançar um produto à luz deste conceito. Seriam duas propostas / abordagens diferentes ao mesmo nicho de mercado, para diferentes utilizadores.

Assim sendo, não podemos afirmar que a patente agora aprovada venha algum dia a materializar-se. Isso é algo que está inerente a qualquer documento do género e caberá agora à Samsung decidir qual será o melhor destino para a sua presença neste nicho de mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S11e poderá chegar com uma bateria de sonho!
  • Samsung Galaxy S11: novas informações apontam para cinco modelos e ecrãs maiores
  • Google Chrome torna mais fácil preenchimentos automáticos! Descobre como ativar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.