A Samsung Display apresentou na CES 2026 um novo painel OLED dobrável praticamente sem vinco, um dos maiores problemas de design que ainda afeta os smartphones dobráveis. O novo ecrã foi exibido lado a lado com o painel usado no Galaxy Z Fold 7 e a diferença é imediata.
Apesar de o Galaxy Z Fold 7 já ter reduzido bastante a marca da dobra face a gerações anteriores, esta continua visível em determinadas condições de luz. Já com o novo painel, a Samsung afirma garantir “texto perfeito em toda a dobra”, algo que as imagens confirmam.
O que mudou neste novo ecrã OLED dobrável
A grande inovação não está tanto no painel em si, mas sim na estrutura interna. De acordo com vários relatos, como destacou o Android Authority, este novo ecrã dobrável da Samsung utiliza uma placa metálica perfurada a laser, colocada por baixo do OLED. Esta solução permite distribuir melhor a tensão quando o ecrã é dobrado, reduzindo drasticamente a formação do vinco visível.
Na prática, isto facilita a flexão do painel sem criar aquela linha central que ainda hoje denuncia quase todos os dobráveis. E, como é possível ver nas imagens partilhadas pelo conhecido informador Ice Universe, funciona.
Curiosamente, esta mesma abordagem faz parte dos planos da Apple para o seu primeiro iPhone dobrável, o que ajuda a explicar o atraso da marca neste segmento.
Apple também pode beneficiar desta tecnologia
A Apple tem sido particularmente cautelosa na entrada no mercado dos smartphones dobráveis e tudo indica que a qualidade do ecrã é um dos principais entraves. Vários rumores apontam que a empresa só avançará quando conseguir um painel praticamente sem vincos.
Se este novo painel da Samsung Display cumprir o que promete, é bastante plausível que venha a ser utilizado não só nos futuros dobráveis da Samsung, mas também no chamado iPhone Fold, reforçando a posição da Samsung como principal fornecedora de ecrãs avançados no mercado.
Galaxy Z Fold 8 pode ser o primeiro a receber esta tecnologia
Para já, a Samsung Display não confirmou oficialmente quais dispositivos irão estrear este ecrã sem vinco. No entanto, as expetativas viram-se para o Galaxy Z Fold 8, que é esperado para o segundo semestre do ano, já que tudo indica que este painel está pronto para produção em escala.
Além do Fold 8, a Samsung deverá também apresentar um modelo com dobra mais ampla, que poderá beneficiar ainda mais desta tecnologia. Se chegar ao mercado tal como foi demonstrado na CES, este novo ecrã pode representar um verdadeiro ponto de viragem para os smartphones dobráveis.
Vê também:
- Estes são os 4 produtos da Samsung que vão roubar atenções na CES 2026
- Samsung prepara mudança de estratégia e Galaxy S26 pode subir de preço
- Afinal, Samsung vai lançar este telemóvel que já ninguém esperava: sugere novo rumor
- Galaxy Z Fold 8 promete câmaras mais poderosas (mas nem tudo vai agradar)

