Samsung apresenta o processador Exynos 9825 para o Galaxy Note 10

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung decidiu antecipar-se ao momento da apresentação dos Galaxy Note 10 para nos revelar o seu mais recente processador. Hoje foi anunciado o novo Exynos 9825, um SoC concebido sobretudo a pensar na eficiência energética.

Embora a tecnológica não o tenha referido diretamente, é esperado que o Exynos 9825 faça a sua estreia no Galaxy Note 10. Os rumores têm sustentado essa teoria e a sua revelação hoje certamente não foi coincidência.

Especificações do Exynos 9825

  • CPU: 2 núcleos M4 Cheetah a 2.73GHz + 2 Cortex-A75 a 2.31GHz + 4 Cortex-A55 a 1.95GHz
  • Gráfica: Mali G76MP12
  • Câmara traseira: 22MP e duas lentes de 16MP + 16MP
  • Câmara frontal: 22MP
  • Vídeo: gravação 8K a 30fps ou 4K a 150fps
  • Conectividade móvel: Shannon 5000 Cat.20 DL, Cat.13 UL

Exynos 9825 é o primeiro processador do mercado fabricado no processo 7nm EUV

O processo de fabrico do novo Exynos 9825 é o principal diferencial deste para os restantes SoC´s do mercado. Este é o primeiro processador desenvolvido tendo por base a litografia de 7nm acompanhada pelo processo de produção ultravioleta extrema.

Assim a Samsung foi capaz de desenvolver circuitos mais finos, o que resulta em mais desempenho e maior eficiência energética. O desempenho não será muito superior ao do Exynos 9820, mas a diferença irá fazer sentir-se na autonomia do smartphone.

O Exynos 9825 possui ainda uma unidade de processamento neural incorporada, o que lhe dará particulares potencialidades de Inteligência Artificial. Essas irão sobretudo fazer sentir-se na fotografia, com a câmara a ser capaz de reconhecer automaticamente diferentes cenários.

O gaming é uma das prioridades deste processador

Com o setor do gaming a crescer a olhos vistos, a Samsung não poderia esquecer este nicho de mercado. Temos agora a gráfica Mali G76MP12, com frequências de processamento superiores quando comparada com gerações anteriores.

Quando combinado com o poder do CPU deste novo SoC, a Samsung acredita que o Exynos 9825 será capaz de providenciar uma experiência fluída em qualquer jogo.

O 5G também não foi esquecido

Embora o Exynos 9825 não venha com um modem 5G incorporado, este encontra-se preparado para as novas redes de 5G. Para isso necessita apenas da companhia do modem Shannon 5000. Sem este último, o novo processador da Samsung será capaz de alcançar velocidades de até 2Gbps em download.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Note 10: vê aqui a apresentação em direto
  • Apple continua líder na venda de smartwatches, Samsung em segundo lugar
  • Xiaomi Mi 9 5G está a caminho com grandes melhorias
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.