Ficamos há poucas horas a conhecer um novo relatório da International Data Corporation (IDC). Este mostra-nos a performance de vendas das principais marcas de smartphones, durante o 2º trimestre de 2025.
Entre abril e junho, verificou-se um ligeiro crescimento (1%) face ao mesmo período do ano transato. De acordo com a GSM Arena, esta tende a ser uma das alturas mais críticas para as marcas, principalmente por fatores macroeconómicos.
Samsung no topo, Apple em 2ª e Xiaomi em 3º
Quanto aos dados em si, o relatório mostra-nos que quem lidera é a Samsung. A gigante sul-coreana apresenta uma cota de mercado de 19,7%. Em números reais, isso significa que vendeu cerca de 58 milhões de smartphones neste período.
De 2024 para 2025, a Samsung apresentou um crescimento de 7,9%. Também a Apple cresceu, de um ano para o outro, mas menos (1,5%). A empresa da “maçã gigante” obteve uma participação de 15,7%.
Isso corresponde a 46,4 milhões de telemóveis vendidos, consideravelmente abaixo da Samsung. Ainda assim, nunca é demais relembrar: a principal série da Apple (iPhone 16) foi lançada em setembro do ano passado.
A fechar o pódio, encontra-se a Xiaomi. A marca de Lei Jun não ficou muito longe da Apple, com 42,5 milhões de smartphones vendidos no 2º trimestre de 2025. Na prática, a Xiaomi tem uma cota de mercado de 14,4%, “mordendo” assim os calcanhares à Apple neste período. Contudo, cresceu menos do que a Apple, com apenas 0,6%.
Podemos ainda atribuir uma menção honrosa ao 4º e 5º classificados deste relatório da IDC. No quarto posto, ficou a VIVO com uma cota de 9,2% e crescimento de 4,8%. Em quinto, ficou a Transsion, com 8,5% de cota de mercado e um decrescimento de 1,7%.
Os principais “agentes” da liderança da Samsung
Como refere a mesma fonte de informação, os principais telemóveis a destacar a Samsung no 1º lugar foram o Galaxy A36 e o Galaxy A56. Ambos são modelos de gama-média e que também se encontram disponíveis em Portugal.
Podes encontrá-los à venda nos principais pontos de venda disponíveis no país.