Samsung e Apple investigadas por atrasar smartphones com atualizações

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung e a Apple estão sob investigação na Itália por alegadamente baixarem a performance dos smartphones de forma a "incentivar" a compra dos novos modelos.

Quanto à empresa de Cupertino, não é novidade nenhuma. A Apple esteve sob fogo por ter reduzido a performance de terminais mais antigos para que a bateria aguentasse mais tempo. Pelo menos foi isso que a marca alegou. Alguns utilizadores queixavam-se que os seus iPhones se reiniciavam esporadicamente sem razão aparente.

Vê ainda: iPad Air

A Apple descobriu que estes problemas de reinicialização tinham relacionado a "fraca vida" da bateria do smartphone. Na atualização seguinte, a empresa americana reduziu a performance dos dispositivos de forma a que a bateria aguentasse os picos de exigência do utilizador.

O grande problema da Apple foi a falta de transparência do assunto. ser vista aqui.

Depois da Apple é a vez da Samsung ser investigada

Hoje temos a informação que não é só a Apple que está sob investigação. A entidade "Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato" está também a investigar a Samsung pela falta de coerência nas atualizações de software. Mais precisamente, o quanto é que estas danificação a performance do smartphone. As leis da Itália obrigam a que exista uma transparência face à situação.

A Apple está neste momento a encarar vários processos face à situação, porém, é a primeira vez que vemos a Samsung ao barulho. É necessário relembrar que foi apenas aberta uma investigação, ou seja, nada é concreto e definido até ao momento.

Embora a Samsung se tenha chegado à frente indicando que não danificava a performance dos terminais nas atualizações, pessoalmente não meteria as mãos no fogo por tais declarações. Veremos até onde estas investigações nos levarão.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung já está a produzir em massa o novo módulo de memória GDDR6

Vivo X20 Plus UD – Android com sensor biométrico terá um preço aceitável

LG X4+ é o novo smartphone Android da LG, durável e económico

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.