Samsung, Huawei e Apple dominam o 3º trimestre de 2018 - Counterpoint

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A agência de análise de mercado, a Counterpoint Research, partilha agora o seu mais recente relatório alusivo ao 3º trimestre de 2018. Por conseguinte podemos agora ver o desempenho de fabricantes como a Xiaomi, Apple, Huawei bem como a Samsung.

Em primeiro lugar, os dados da Counterpoint juntam-se aos dados previamente divulgados pela Xiaomi Redmi Note 6 Pro esgotou em apenas alguns minutos!

Em segundo lugar a Counterpoint fornece-nos não só os números e volume de vendas das principais fabricantes. Isto é, temos também a informação organizada em gráficos ilustrativos que facilitam a compreensão e transmissão dos seus dados.

Trata-se sobretudo de uma poderosa ferramenta que nos permite aferir o desempenho de marcas como a Samsung, Huawei, Apple, bem como outras. Em terceiro lugar cumpre salientar que os dados se referem apenas ao terceiro trimestre de 2018.

Samsung, Huawei e Apple - Top 3 no 3º trimestre de 2018

Isto é, ao volume de vendas registado entre os meses de julho de 2018 até ao final de setembro de 2018. Por conseguinte, vemos que a Samsung se mantém na liderança com uma quota de mercado de 19%. Em segundo lugar temos a chinesa Huawei com um total de 14% de quota de mercado. Em terceiro lugar temos a norte-americana Apple com 12% de quota de mercado. Já em quarto lugar temos a Xiaomi empatada com a OPPO, duas promissoras fabricantes chinesas. Veja-se o seguinte gráfico:

Em quinto lugar temos outra fabricante chinesa, a Vivo. Esta, segundo os dados da Counterpoint ficou um ponto percentual abaixo da Xiaomi e OPPO, portanto com 8% de quota de mercado.

Xiaomi empata com a OPPO em 4º lugar segundo a Counterpoint

Cumpre ainda realçar a performance da Nokia. Empresa que cresceu 73% no volume de vendas face ao período homólogo de 2017, mostrando assim um vigor redobrado neste mercado volátil. Todavia, o seu volume de vendas não foi propriamente significativo perante os números da Samsung, Apple, Huawei ou Xiaomi.

Counterpoint aponta uma quebra de 5% no volume de vendas global

Já numa outra ótica importa frisar a tendência de queda ou melhor, uma verdadeira recessão neste mercado de dispositivos móveis. Algo que já noticiamos anteriormente e que volta a ser confirmado, desta vez com os dados da Counterpoint.

Em suma, no 3º trimestre de 2018 o mercado caiu 5% face ao período homólogo (3º trimestre) de 2017. No total, segundo os dados da Counterpoint, venderam-se 380 milhões de unidades - dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Olhando para a divisão por principais mercados mundiais podemos ver que na Ásia dominou a OPPO com 16% de quota de mercado. Em segundo lugar temos a Huawei com 15%, aqui empatada com a Vivo.

Apple domina a América do Norte, Samsung domina a Europa

Em terceiro lugar temos a Xiaomi com 14% de quota de mercado. Já em quarto lugar temos a sul-coreana Samsung com um total de 10%. Em suma, este é sem dúvida o seu pior bastião sobretudo devido aos avanços das fabricantes chinesas.

Já por sua vez a Apple domina completamente o mercado norte-americano. Com um total de 39% de quota de mercado possui uma larga vantagem sobre a Samsung - em 2º lugar com um total de 26%.

Podemos ainda destacar a LG, Lenovo e Alcatel como fabricantes com representação expressiva nestes pontos do globo. Já em seguida podemos ver o gráfico da Counterpoint alusivo à Europa, América Latina e Médio Oriente / África.

Em primeiro lugar, na Europa domina a Samsung com 31%. Em segundo lugar temos a Huawei com 22%. Já em terceiro lugar temos a Apple com 19%. Seguindo-se a Xiaomi em quarto lugar com 4% bem como a Alcatel com 2% de quota de mercado.

Samsung domina a América Latina com a Apple pouco expressiva

Já na América Latina a Samsung volta a dominar com uns magnânimos 37%. Todavia, em segundo lugar temos a Lenovo com 15%, a casa mãe da Motorola que encontra aí o seu principal mercado.

Em terceiro lugar na América Latina temos já a Huawei com 13% e a LG em quarto lugar com 6%. Aí, a Apple fica em 5º lugar, fechando assim o Top 5 com um total de 4% de quota de mercado.

Temos ainda o Médio Oriente e África, mais um mercado dominado pela Samsung e com a Huawei já no seu encalço. Vemos ainda que a Apple não encontrou aí muita recepção, tendo apenas 5% de quota de mercado.

Editores 4gnews recomendam:

3 Gadgets para Android que te vão tornar no Rei do Fortnite

BlackFriday: Os gadgets Xiaomi mais procurados que não podes perder!

Google Chromecast e mais 4 gadgets abaixo de 25€ que valem a pena

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.