Samsung aposta na inovação das suas TV e em ecrãs que rolam

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A antecipar o CES, que abre portas já amanhã dia 7 de janeiro e decorre até ao próximo dia 11, a Samsung revelou os seus novos televisores QD-OLED que chegam com uma atualização significativa face à geração anterior.

Mas a gigante sul-coreana não se ficou por aqui e mostrou também os novos ecrãs dobráveis e roláveis desenvolvidos para smartphones e outros dispositivos móveis.

Novos televisores QD-OLED com brilho máximo de 4000 nits

televisores QD-OLED Samsung
Novos televisores QD-OLED da Samsung Crédito@Samsung

Uma das grandes novidades dos novos painéis para televisores é o facto de estes fornecerem um brilho máximo de 4000 nits. Esta é uma atualização substancial face à geração anterior que conta com um pico de brilho de 3000 nits.

De acordo com a própria Samsung, este atributo fica a dever-se à “tecnologia avançada de condução de painéis e novos materiais orgânicos”.

A gigante sul-coreana terá seguido um caminho contrário à sua rival LG que depende de subpixéis brancos para alcançar um elevado nível de brilho. No caso da Samsung, estes valores são alcançados através do brilho e pureza de cores através dos supixéis vermelho, azul e verde.

E o melhor de tudo é que a marca sul-coreana vai já exibir a nova tecnologia ao vivo na edição do CES deste ano que começa amanhã em Las Vegas. No local de exposição da Samsung vai estar um televisor protótipo de 77 polegadas, equipado com o novo painel capaz de atingir um brilho máximo de 4000 nits.

Mas há outra surpresa neste televisor que se chama “QD Jungle”. Na prática, trata-se de uma aplicação media imersiva que aproveita o brilho elevado e as cores vibrantes para criar uma experiência bastante realista de uma floresta.

Outras novidades da Samsung

Novo ecrã dobrável da Samsung
Ecrã dobrável da Samsung Crédito@Samsung

Mas a Samsung vai mostrar mais novidades em ecrãs. Duas das mais antecipadas vão ser um ecrã rolável de cinco polegadas para smartphones e um painel de 18 polegadas dobrável para dispositivos móveis.

Este pode ser um passo crucial para a Samsung continuar a dar cartas no segmento de dobráveis, visto que concorrentes como a Huawei estão já a inovar o mercado com smartphones tri-dobráveis.

Espera-se igualmente que neste evento a Samsung apresente dois novos monitores QD-OLED, com tamanhos entre as 27 e 49 polegadas, projetados para vários cenários diferentes, como gaming, produtividade e criação de conteúdo.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt