Samsung aponta para o título de "Rei da Fotografia" com o Galaxy S21 Ultra

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os avanços fotográficos são um dos principais motivos que estimulam os consumidores a comprarem um novo smartphone, aqui de acordo com várias agências de análise de mercado. Algo que terá reflexo no Samsung Galaxy S21 Ultra a chegar em 2021.

A próxima geração de smartphones Android da Samsung será composta por três dispositivos. Contamos com o Samsung Galaxy S21, Galaxy S21+ (Plus) e, por fim, com o Samsung Galaxy S21 Ultra, todos eles poderão receber o sufixo 5G.

A câmara fotográfica dos Samsung Galaxy S21 Ultra

A câmara principal será composta pelo sensor ISOCELL HM3 da Samsung, ainda por apresentar e com uma resolução esperada de 108 MP, com pixeis de 0,8 µm. Combinará a informação de 9 pixeis em 1 (pixel binning) além de ter focagem Super PH (phase detection). De acordo com as fugas de informação, o desempenho em situações de pouca luz será 12% melhor face aos atuais sensores (Samsung HM1) utilizados nos Galaxy S20.

O S21 Ultra será o modelo high-end

O motivo para a resolução do sensor ser tão alta é a possibilidade de fazer uma ampliação de 3x (zoom) sem perdas notórias de qualidade. No entanto, o telefone contará também com um módulo dotado de zoom ótico de 3x na câmara telefoto, cujo sensor terá 10 MP de resolução, o ISOCELL Fast 3J1. Os píxeis terão 1.22µm de dimensão e contará também com Dual Pixel AF.

As mesmas fontes sugerem que nas situações em que o zoom / ampliação exceda as 3x, o smartphone operará uma junção da informação captada por ambas as câmaras referidas anteriormente, a telefoto e a grande angular padrão.

Cinco câmaras na traseira dos Galaxy S21 Ultra

Contudo, assim que o utilizador supere a fasquia de 10x de ampliação, a câmara com modelo de lentes periscópico entrará em ação, equipada com o mesmo sensor de 10 MP ISOCELL Fast 3J1.

Por fim, teremos uma câmara de 12 MP equipada com uma objetiva ultra-grande angular e o sensor IMX563, da Sony. Os pixeis terão 1.4 µm de dimensão e ajudarão o utilizador a captar grandes panoramas e fotografia de natureza, por exemplo.

Urge ainda mencionar o sistema de laser para auxiliar e agilizar a focagem automática, bem como o sensor ToF (time of flight) para reforçar as capacidades de realidade aumentada, além de ajudar o smartphone a calcular a profundidade de campo.

O maior e melhor dos próximos smartphones da linha Galaxy S terá um total de cinco câmaras fotográficas na sua traseira. Já os Galaxy S21 e Galaxy S21+ terão três câmaras na traseira compondo assim um módulo triplo.

A Samsung ainda não confirmou a data de apresentação da próxima geração de smartphones, no entanto, os rumores sugerem janeiro ou fevereiro de 2021 como janelas prováveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Grande evolução nas câmaras dos iPhone deve chegar em 2022
  • Xiaomi Mi AIoT Router chega a Portugal por 129 € na Mi Store
  • Segue a 4gnews no Google Notícias e mantém-te a par das últimas novidades
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.