Android Pie nos Samsung deixa de lado característica muito popular

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Há algum tempo, surgiram várias pistas na versão beta do Android Pie para o Galaxy S9 que indicavam a chegada de uma funcionalidade bastante desejada por parte dos utilizadores, armazenamento adaptável.

No entanto, o Samsung Galaxy S9 já começou a receber a versão final do Android Pie há alguns dias, e essa característica parece ter ficado fora dos planos da fabricante. Apesar de muitos utilizadores desejarem a funcionalidade, parece ter sido uma boa ideia.

Vê ainda: Samsung Galaxy Note 9: Android Pie chegará mais cedo do que esperado

No caso de não saberes o que é esta característica 'armazenamento adaptável', não é muito difícil de perceber como funciona. Na sua essência, com esta opção, podes transformar qualquer tipo de memória externa (cartão microSD ou disco externo), numa memória permanente.

Samsung decidiu remover característica bastante desejada do Android Pie

Ou seja, ao inserires um cartão microSD no teu smartphone, terias a opção de escolher se pretendes utilizar o cartão como memória portátil ou 'fixa'. Caso escolhas a opção permanente, o teu smartphone passa a reconhecer o cartão de memória como sendo parte do seu hardware e esta memória é utilizada de forma padrão.

Ainda que possa parecer uma excelente ideia para expandir de forma permanente a capacidade de armazenamento de um smartphone. Isso pode não ser verdade. Em primeiro lugar, os cartões de memória oferecem muitas vezes uma performance inferior à do dispositivo e também bastante instável. Em segundo lugar, caso removas o cartão de memória (a menos que o voltes a inserir), é quase garantido que terás de fazer um restauro de fábrica ao teu smartphone.

Uma das possíveis utilidades desta funcionalidade seria provavelmente numa box Android TV, utilizando um disco externo com boas capacidades de leitura/escrita. Ainda assim, terias de o fazer sabendo que aquele disco externo não poderá ser removido.

Quanto aos smartphones da Samsung com a nova atualização do Android Pie. Pelo menos nesta primeira versão, a característica não está ainda disponível. No entanto, se estavas desejoso de ter esta possibilidade, não percas a esperança.

É também possível que a fabricante não tenha conseguido terminar a configuração do armazenamento adaptável a tempo do seu lançamento para o Galaxy S9. Sendo então possível que venha a ser adicionada numa próxima atualização.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung poderá levar os ecrãs curvos aos smartphones intermediários

Se és fã da Bixby, não atualizes o teu Galaxy S9 para o Android Pie!

Ecrãs OLED vão ganhar funcionalidades incríveis em 2019

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.