Samsung justifica o cancelamento do Android Oreo para o Galaxy S8

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S8 Android Oreo
E tu, chegaste a receber a atualização no teu dispositivo móvel?

Android Oreo 8.0. Samsung Experience 9.0 e Samsung Galaxy S8, uma história que já se arrasta por vários capítulos e que para infelicidade de muitos utilizadores ainda se arrasta...Depois de ontem a fabricante sul-coreana ter interrompido a distribuição do novo firmware ficamos completamente às escuras.

Quando, na semana passada, vimos pela primeira vez a distribuição do novo software de sistema (firmware) para ambos os dispositivos, tudo levava a crer que seria uma atualização perfeitamente normal. Algo calmo e sem erros. Porquê? Ora, foram vários meses de testes (fase beta). Várias versões experimentais que chegaram aos voluntários e aos interessados.

Vê ainda: 42 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Mesmo assim, pouco depois de começar finalmente a chegar aos utilizadores a fabricante sul-coreana suspenderia a distribuição do Android Oreo. Afinal o que se passou? Felizmente a SamMobile já obteve uma resposta, apesar de esta ser marcadamente enigmática e de pouco ou nada adiantar...

Note-se que a atualização já estava disponível em vários mercados. Desde a França, Noruega, Emirados Árabes Unidos, Índia, Bélgica, Alemanha, Polónia e até mesmo em Portugal. É verdade, alguns dos nossos leitores já nos haviam dado indicação de que os seus Samsung Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8 Plus. Para os demais, começa agora um novo compasso de espera.

Android Oreo interrompido para os Samsung Galaxy S8

Sabemos também, graças à imprensa estrangeira, que a Samsung já está a desenvolver uma nova compilação de firmware. Este também se baseia no Android Oreo e chegará, logo que possível aos Samsung Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8 Plus. Note-se que esta está longe de ser a primeira vez que uma atualização é cancelada pouco depois de começar a ser distribuída. Este mesmo Android Oreo 8.0 seria distribuído, interrompido e novamente distribuído para os Xiaomi Mi A1. A HTC também fez algo semelhante para o HTC 10.

Atualização continua suspensa para os Samsung Galaxy S8

Android Oreo Samsung Galaxy Huawei Android Xiaomi Samsung Galaxy S8 Android Oreo
Até agora, os S8 são os seus melhores equipamentos ©reuters

A explicação oficial da Samsung foi a seguinte. " Depois de um número limitado de dispositivos Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+ terem reiniciado automaticamente. Depois de receber o Android Oreo 8.0, decidimos interromper a distribuição da atualização. Estamos a investigar o assunto internamente para garantir que o impacto para os dispositivos afetados é minimizado. Desta forma poderemos retomar a atualização o mais rápido possível".

Como seria de esperar, os utilizadores não ficaram propriamente contentes ao saber que terão de esperar mais um "pouco" até que chegue finalmente o Android Oreo. Ainda por cima depois de um relativamente longo período de testes (versões beta) deste novo firmwmare.

Caso alguém tenha instalado o Android Oreo nos seus dispositivos deixem-nos o vosso feed-back em baixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Gmail Go chega à Google Play Store – descarrega aqui a APK

Galaxy S9, Nokia 9 e WIKO. O que esperar da MWC 2018?

OnePlus 5T e Huawei Mate 9, os smartphones com maior radiação (SAR)

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).