Samsung revela os detalhes da atualização de segurança de Junho

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica sul-coreana Samsung é a maior fabricante mundial de dispositivos móveis (smartphones e tablets) com a plataforma Android da Google. A marca líder tem também uma responsabilidade acrescida para com a segurança dos seus utilizadores e respetivos equipamentos. Em breve chega a atualização de junho.

Felizmente podemos incluir a Samsung entre as empresas exemplares no que às atualizações de segurança diz respeito. Relembro que mensalmente a norte-americana Google, responsável pelo sistema operativo Android, disponibiliza um novo pacote de medidas de segurança.

Vê ainda: Play Store

São correções de vulnerabilidades que vão sendo descobertas pelos engenheiros da Google, sendo gradualmente corrigidas. Para tal, a Google disponibiliza às fabricantes (OEM's), pacthes ou atualizações mensais.

Em seguida, as fabricantes vão também reforçando as suas interfaces ou ROM's oficiais, procurado suprir qualquer vulnerabilidade que vá surgindo. Posto isto, temos vulnerabilidades presentes no sistema Android e vulnerabilidades na própria implementação de cada marca.

Samsung detalha as correções de segurança de junho

Uma dualidade de realidades que todos os meses recebe um reforço de segurança, pelo menos para alguns dispositivos. Agora, a Samsung revelou os detalhes da nova atualização de segurança para os seus dispositivos. Tratando-se de um novo firmware que chegará via OTA (over the air) aos seus terminais no decurso das próximas semanas. No seu interior teremos então a correção de vulnerabilidades detetadas no sistema e vulnerabilidades detetadas na interface da Samsung, a sua Experience UI.

Na prática teremos então três correções de vulnerabilidades detetadas na implementação (Samsung Experience) da marca. Duas delas classificadas de críticas, carecendo de atenção imediata. Note-se que uma destas correções críticas vem eliminar a possibilidade de corrupção dos arquivos e memória interna do smartphone.

Atualização chega am breve aos dispositivos Android

Esta vulnerabilidade afetaria principalmente equipamentos que utilizem o sistema operativo Android Nougat. Dispositivos que também utilizem processadores da Exynos ou da MediaTek.

Outra das vulnerabilidades corrigidas pela Samsung vem resolver uma falha identificada pela arquitectura Keymaster. Algo que afeta smartphones que estão equipados com um processador Exynos e utilizam o Android Oreo, Android Nougat e Android Marshmallow.

Além do mais, temos também a correção de uma terceira vulnerabilidade moderada. Esta, poderia expor a localização do terminal, sendo já corrigida com o novo patch de segurança de junho para os dispositivos da marca.

A partir de agora será uma questão de tempo até que a fabricante Samsung comece a atualizar os seus terminais. Relembro que por norma são os equipamentos de gama baixa e gama média os primeiros a receber as novidades.

Assim que a atualização começar a ser distribuída serão os primeiros a saber.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy S9 na fotografia – DxOMark

Galaxy Note 9 pode ser apresentado a 9 de agosto – Bloomberg

d Oreo 8.1

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.