A Samsung Eletronics acaba de dar a conhecer o seu interesse e primeiros desenvolvimentos para o próximo padrão de telecomunicações, o 6G. Em causa está o white paper agora divulgado pela tecnológica sul-coreana, com a promessa de melhorias incríveis face ao atual padrão 5G.
Intitulado de “6G Spectrum: Expanding the Frontier,” o padrão 6G, tal como é agora apresentado pela Samsung, promete velocidades de comunicação até 50 vezes mais rápidas que o padrão 5G. Ainda em fase conjetural, este relatório apresentado por Sunghyun Choi, vice-presidente executivo e responsável máximo pelo departamento "Advanced Communications Research Center", ajuda-nos a entender o futuro de acordo com a Samsung.
Samsung debruça-se sobre o futuro com o padrão de redes 6G
Sunghyun Choi mostra-se empenhado na nova jornada rumo ao 6G ao afirmar "Começamos a nossa jornada há bastante tempo para entender, desenvolver e padronizar a tecnologia de comunicações 6G. Estamos empenhados em tomar a dianteira na inovação e a partilhar as nossas descobertas com o intuito de alargar a nossa visão para a próxima geração de hiper-conetividade para o quotidiano.
Em síntese, a Samsung começou já a estudar e desenvolver a próxima geração de comunicações móveis a chegar ao mercado. É, de momento, um primeiro esforço, uma iniciativa com vista a estimular a discussão em torno do 6G para assim começarem a delinear e definir as suas capacidades.
Os desafios são ainda muitos. Por exemplo, o 6G exigirá um espectro de banda ultra larga. Na prática, um intervalo entre as "centenas de MHz até às dezenas de GHz". Por outras palavras, isto permitiria a transmissão de hologramas em alta fidelidade, bem como uma nova experiência de realidade aumentada.
As comunicações 6G podem trazer hologramas em alta fidelidade
Aliás, é dado o exemplo da XR ou Extended Reality como uma das capacidades do 6G que pode trazer toda uma nova forma de comunicação à distância. Para já, contudo, a Samsung foca-se nos aspetos essenciais deste novo padrão, ou seja, nas possibilidades de cobertura e distribuição de sinal.
Para tal, a Samsung debruça-se primeiramente sobre as bandas disponíveis para o 6G, desde as frequências abaixo do 1 GHz, bem como as frequências intermédias entre o 1 GB até aos 24 GHz. Além disso, contemplam também as possibilidades das frequências entre os 24 GHz até aos 300 GHz para utilização em telecomunicações.
Por fim, a Samsung acredita que o 6G poderão garantir comunicações até 1 TB por segundo. Ou seja, um aumento de 50 vezes na velocidade de comunicações máximas permitidas pelo 5G, máximo de 20 GB por segundo.
A Samsung partilhará mais descobertas à medida que estas forem reconhecidas e, para já teoricamente, comprovadas pela tecnológica sul-coreana.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi prepara-se para lançar nova a nova gama Redmi Note 11T
- Realme 9 5G é oficial "acidentalmente" antes da apresentação
- Xiaomi POCO F4 está a chegar! Estes são os segredos do novo Android