Samsung adota várias novidades do iOS 15 nesta popular app de Internet

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Samsung Internet Browser é uma das melhores alternativas ao Google Chrome para Android. Assim o atestam as avaliações na Google Play Store, bem como mais de mil milhões de instalações à data de redação deste artigo.

Tal facto não impede, contudo, a Samsung de colaborar estreitamente com a Google para desenvolver, por exemplo, o sistema operativo para relógios inteligentes, ou de colocar as melhores apps Google em virtualmente todos os seus smartphones Android.

O browser Samsung Internet vai buscar o Focus Mode e outras "novidades" Apple

Vemos, assim, que ambas as empresas tanto podem colaborar como competir uma com a outra. Aliás, ao usar e analisar a mais recente versão de testes (beta) do browser Samsung Internet, vemos que a fabricante sul-coreana também está a par do sistema rival, o iOS.

Mais concretamente, encontramos na versão 16.0.2 (beta), algumas das funções que normalmente associamos ao iOS 15 da Apple que podem, ou não, chegar à versão estável. Em particular, temos o novo "Focus Mode" implementado na aplicação Samsung.

Com efeito, além do nome, a sua implementação é bastante similar ao que a Apple introduziu com o iOS 15 para melhorar os períodos de concentração dos utilizadores. Uma função também presente, aliás, nos computadores Apple com o macOS Monterey.

Em causa está uma função opcional que altera a colocação dos controlos do browser Samsung para a parte inferior do ecrã. Desse modo, será mais fácil para o utilizador concentrar-se no conteúdo apresentado na página em questão.

Esta funcionalidade dividiu opiniões no iOS 15 e demais universo Apple, mas é dotada de lógica na era dos ecrãs cada vez maiores ao melhorar a acessibilidade aos principais controlos. Em termos práticos, a barra de URL fica convenientemente posicionada.

Além do Modo de Concentração temos os Grupos de Separadores

A segunda "novidade" consiste na possibilidade de agrupar separadores de forma conveniente e intuitiva. Mais uma vez, encontramos paralelo no sistema operativo iOS 15, uma das funções úteis introduzidas com a mais recente atualização de sistema.

Tal como o nome indica, sem engodo ou nomes difíceis, o utilizador passa a poder guardar e organizar os separadores abertos em novas pastas. Pode, em seguida, nomear as mesmas como bem desejar, ou eliminar este conteúdo a qualquer momento.

A par destas novas funções "importadas" do iOS 15 o navegador Samsung Internet Browser recebe também outras melhorias mais discretas. Por exemplo, através da secção "Labs" encontramos a opção para "forçar"a ligação HTTPS. Trata-se de um importante reforço de segurança que tenta, sempre, ligar-se através deste protocolo mais seguro.

Por fim, os utilizadores interessados podem instalar o Samsung Internet Browser através da Google Play Store. Aí também podem registar-se no programa beta, ou descarregar o respetivo APK através da plataforma APK Mirror.

Editores 4gnews recomendam:

  • Netflix introduz estes 5 novos jogos mobile na app para Android
  • Prepara-te! A Realme vai aumentar o preço dos seus topos de gama
  • Windows 11 possui bug que resulta em milhares de pastas vazias
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.