Pela primeira vez vemos a Samsung a correr atrás da Huawei

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei e Samsung são das empresas que mais vendem smartphones a nível mundial. Ambas as empresas tecnológicas tem segmentos diferentes, contudo, neste artigo iremo-nos focar inteiramente no mercado mobile.

A Samsung sempre foi a pioneira no segmento de smartphones. A empresa sul-coreana sempre nos deu as primeiras características do mercado sem medo de arriscar.

Vê ainda: Google vai introduzir publicidade num dos seus melhores serviços

A Samsung foi a primeira a trazer smartphones grandes com o Note, foi a primeira a oferecer ecrãs curvos e uma das primeiras a embutir carregamento sem fios nos seus smartphones.

Huawei e Samsung continuam a liderar a venda de smartphones em todo o mundo

Ao longo destes anos vimos uma Huawei "a correr atrás do prejuízo". A tentar acompanhar as evoluções dos seus concorrentes Apple e Huawei. A marca chinesa começou por trazer terminais de topo de gama mais decentes nos últimos anos e um dos melhores no setor fotográfico, algo que a Samsung também liderava.

Porém, nos últimos tempos as coisas tem sido um pouco diferentes. A Huawei evoluído de forma inacreditável nestes últimos dois anos e vemos uma marca cada vez mais capaz. Uma marca que nos está a tentar oferecer tecnologia em primeira mão.

De acordo com os rumores, teremos um Mate 20 que nos oferecerá sensor biométrico no ecrã e o tal ecrã curvo que foi referido várias vezes no passado. Antes disso, tivemos um Huawei P20 Pro com a melhor câmara que um smartphone pode ter no segmento mobile. Aliás, o P20 Pro foi o primeiro a dar-nos 3 câmaras traseiras com propósito óbvio.

O Samsung com 4 câmaras traseiras

Ainda que a Samsung nos tenha desvendado um terminal gama-média com 4 câmaras traseiras, temos de admitir que não vais ser esse Galaxy Note 9 é um smartphone formidável e muito completo, porém, continua a faltar a "magia" da Samsung que vimos nos últimos anos.

O ano de 2018 foi o ano "S" para a Samsung. O ano onde a empresa decidiu melhorar a tecnologia em vez de implementar nova. Isto fez com que a Huawei, na minha opinião, se antecipasse às tendências do mercado.

Assim será o próximo Huawei Mate 20

Não sabemos o que o futuro nos dirá. O novo Mate 20 Pro promete muito, mas será que conseguirá cumprir com o prometido?

Ainda que os terminais da Huawei sejam de qualidade, a Samsung continua a ganhar nas vantagens do User Interface, porém, não deverá demorar muito até que a Huawei também a apanhe nesse setor.

Em suma, para mim é indiferente que vai à frente. A Samsung continua a vender mais smartphones que a Huawei a nível mundial. Contudo, se a Samsung não voltar a trazer a tal magia do passado nos seus futuros smartphones, é muito provável que a Huawei lhe passe a perna. Ou seja, está a ser uma batalha gira de se ver. Ansioso pelos próximos capítulos.

Editores 4gnews recomendam:

OnePlus 6T não terá uma interface nova mas trará melhorias na câmara!

Google Chrome para Android vai receber nova funcionalidade em breve

Mate 20 terá mesmo um ecrã diferente do Mate 20 Pro

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.