Samsung: 8 novidades que podemos esperar do Galaxy S8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O próximo topo de gama da Samsung não se fará esperar muito mais. Sabemos que o Galaxy S8, e provavelmente o Galaxy S8 edge e Galaxy S8 Plus chegarão no final de fevereiro durante a Mobile World Congress em Barcelona.

Vê também: VOTA para “Smartphone do Ano” e “Marca Revelação” 2016

Apesar de os rumores não serem concordantes quanto à data de apresentação, creio que a Samsung manterá a tradição e revelará os seus próximos topos de gama numa das mais belas cidades espanholas mas teremos que esperar para ver.

O Galaxy S8 está a gerar muita especulação e, ao passo que alguns dos rumores são bem vindos, creio que passaríamos bem se alguns destes não passassem disso mesmo, rumores.

Desde um ecrã borda-a-borda e sem margens laterais, uma nova câmara dupla na sua traseira, leitor de impressões digitais acomodado debaixo do ecrã e até uma stylus para um dos novos topos de gama da Samsung, os rumores são bastante criativos mas, agora, decidimos selecionar aqueles que nos parecem mais credíveis.

1- Maior Ecrã, Margens Menores

Esta pode ser a principal diferença entre a geração anterior e os novos Galaxy S8. Os novos topos de gama deverão manter as dimensões físicas dos modelos existentes mas, ao diminuir as margens superior e inferior, a Samsung poderá acomodar um ecrã ligeiramente maior no Galaxy S8 e respectivas variantes.

De acordo com a maioria dos rumores provenientes de fontes próximas da Samsung, a marca quer mesmo mudar as regras do jogo no que toca ao design. Ao passo que alguns afirmam que o Galaxy S8 terá um aspecto futurista com ecrã sem margens, não creio que a marca vá alem das margens curvas laterais para não sacrificar a ergonomia do dispositivo.

A escolha de materiais deverá permanecer fiel ao vidro e metal, com o vidro Gorilla Glass de última geração a proteger todo o dispositivo, com a estrutura metálica a dar-lhe um toque extra de requinte e solidez a todas as versões do Galaxy S8.

2- Leitor de Impressões Digitais, mas onde?

Desde o Galaxy S5 que a Samsung tem utilizado sensores biométricos ou leitores de impressões digitais nos seus topos de gama, uma tecnologia que desde então tem evoluído bastante.

Com efeito, já existe a tecnologia que permitirá à Samsung "esconder" este leitor de impressões digitais no próprio ecrã. Isto permitirá à Samsung abandonar o característico botão físico "Home" e diminuir substancialmente a margem inferior do Galaxy S8, tal como referido no 1º ponto.

A tecnologia chama-se Sense ID, foi desenvolvida pela Qualcomm e permite que o sensor biométrico seja colocado em virtualmente qualquer lugar do dispositivo, não importa se esteja coberto por vidro, metal ou plástico uma vez que o novo sensor conseguirá reconhecer a tua impressão digital.

3- Ecrã com "Force Touch"

Existem fortes possibilidades de vermos um Galaxy S8 com uma das tecnologias que marcou o final de 2015 e o todo o ano de 2016. A tecnologia force touch permite reconhecer diferentes níveis de pressão no ecrã. Esta tecnologia está presente nos novos Apple iPhone e em alguns Android's como o Huawei P9 Plus.

De acordo com uma fonte próxima da Samsung, tanto o Galaxy S8 como o Galaxy S8 edge serão apresentados com esta nova tecnologia que te permitirá interagir ainda mais com o teu smartphone.

Por último, visto que já desde 2015 que existem smartphones com force touch, é bastante provável que este ano a Samsung não se coíba de explorar esta nova dimensão.

4- Altifalantes Duplos

Outro dos rumores que considero próximos da realidade prende-se com a qualidade de áudio nos Galaxy S8. Ainda por cima agora que a Samsung é a dona da Haman, uma compra que custou à Samsung 8 mil milhões de dólares, o áudio dos seus topos de gama deverá ser uma prioridade já em 2017.

Com efeito, este pode ser o ano em que vemos o primeiro Samsung a utilizar uma configuração dupla de altifalantes mas falta saber se estes estarão localizados na parte frontal do equipamento ou, como tem sido costume, na aresta inferior do mesmo.

5- Galaxy S8 Plus com uma S-Pen?

Depois do desaire do Note 7 o alinhamento de equipamentos da marca ficou um pouco desfalcado e, caso a marca decida lançar uma versão Plus do seu Galaxy S8 esta seria uma oportunidade de ouro para resgatar algumas das melhores funcionalidades da linha Note.

Caso este Galaxy S8 Plus seja efetivamente apresentado a S-Pen deverá ser vendida à parte, como um acessório e não como parte integrante do novo phablet, até porque a Samsung não terá dado por encerrada a linha Galaxy Note e não lhe quererá retirar os seus principais pontos fortes.

6- Nova UI inspirada no Continuum da Microsoft

Nos últimos meses temos visto alguns rumores que sugeriam o fim da interface TouchWiz, a icónica UI da marca. No seu lugar nascerá a Samsung Experience e uma das suas vertentes será a "Desktop Experience" que permitirá aos utilizadores ligar os seus smartphones a um ecrã externo e utilizar o Galaxy S8 como se fosse um mini-computador.

Poderás conectar alguns periféricos ao smartphone, desde teclados e ratos Bluetooth para que o teu Galaxy se transforme num computador normal e te permita trabalhar, estejas onde estiveres.

7- Câmara Frontal com Focagem Automática

Um ponto não tão crucial mas que poderá conquistar alguns consumidores. A nova câmara de 8MP que adornará a frente dos Galaxy S8 pode trazer também um flash LED dedicado ou até uma câmara dupla frontal. Contudo, algo que deverá certamente marcar presença nas câmaras frontais dos Galaxy S8 e S8 edge será o autofocus para que as tuas fotos fiquem mais nítidas no geral.

8- Novos Motores: Snapdragon 835 e Exynos 8895

A Samsung não vai poupar esforços no que toca ao hardware dos novos Galaxy S8 e Galaxy S8 edge. Estes topos de gama estarão equipados com os novos motores ZenFone 3 AR) e bem sabemos que, pelo menos no mundo Android, a corrida pelas especificações mais potentes, pelos números mais redondos, nunca termina!

Talvez queiras ver:

Dell Canvas: o primeiro concorrente ao Surface Studio é apresentado

Razer apresenta portátil com três ecrãs em Las Vegas

Alcatel apresenta o novo Alcatel A3 XL com Android 7.0 Nougat

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.