
A Huawei reforça a sua aposta no setor automóvel com o lançamento do Saic H5, o modelo mais acessível da marca até agora, em parceria com a SAIC.
Apresentado oficialmente a 23 de setembro, o novo SUV chega ao mercado a partir dos 19 mil euros, equipado com o sistema de cockpit HarmonyOS e com o avançado Qiankun ADS 4.0.
Saic H5: preços e versões disponíveis

O Saic H5 chega em versões EREV (híbrido de autonomia estendida) e BEV (100% elétrico), com diferentes configurações de bateria e autonomia:
- Pro EREV – 159.800 yuans (19.022 euros), bateria de 32,6 kWh, autonomia combinada de 1.360 km
- EREV máximo – 179.800 yuans (21.403 euros), bateria de 32,6 kWh, autonomia combinada de 1.360 km
- Pro EV – 165.800 yuans (19.736 euros), bateria de 64,6 kWh, autonomia de 535 km
- Pro Long Range EV – 179.800 yuans (21.403 euros), bateria de 80 kWh, autonomia de 655 km
- EV máximo – 185.800 yuans (22.117 euros), bateria de 64,6 kWh, autonomia de 525 km
- EV Long Range máximo – 199.800 yuans (23.783 euros), bateria de 80 kWh, autonomia de 640 km
Dimensões e espaço de arrumação

Construído sobre a base do Roewe ES39 da SAIC, o Saic H5 mede 4780 mm de comprimento, 1910 mm de largura e 1664 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2840 mm.
Segundo informações da Saic, como apontou o CarNewsChina, o SUV oferece bastante espaço de bagagem: um porta-bagagens dianteiro de 124 L e um traseiro de 601 L, suficientes para transportar várias malas e até um conjunto completo de equipamentos de campismo.
Tecnologias de condução inteligente

As versões de topo do Saic H5 incluem um conjunto impressionante de sensores e radares para alimentar o sistema Huawei Qiankun ADS 4.0:
- Lidar de 192 linhas montado no teto
- 3 radares de ondas milimétricas 4D
- 12 radares ultrassónicos
- 11 câmaras de alta definição
Segundo a Huawei, o Saic H5 oferece "o único sistema de assistência à navegação de ponta a ponta na sua classe", garantindo também prevenção de colisões dianteiras, traseiras e laterais.
Motorização: EREV e BEV

As versões EREV combinam um motor 1.5L de 72 kW (97 cv), usado apenas como extensor de autonomia, com um motor elétrico de 150 kW (201 cv) e uma bateria de 32,6 kWh. A autonomia elétrica pura no ciclo CLTC é de 235 km, mas a autonomia combinada chega aos impressionantes 1.360 km.
As versões BEV, totalmente elétricas, oferecem motores de 150 kW ou 180 kW (241 cv) e baterias de 64,6 kWh ou 80 kWh. A autonomia elétrica varia entre 525 km e 655 km, dependendo da configuração escolhida.
Interior com HarmonyOS e conforto extra

No interior, o Saic H5 aposta numa experiência tecnológica e confortável:
- Ecrã central de 15,6 polegadas
- Painel de instrumentos retangular atrás do volante em formato D
- Carregamento sem fios rápido de 50 W para smartphones
- Iluminação ambiente personalizável
- Teto panorâmico com área de 2,3 m²
- Bancos traseiros com encosto ajustável em dois níveis (27° e 32°)
O SUV mais acessível da Huawei
O Saic H5 nasce da parceria entre a SAIC e a Huawei, sob a aliança Harmony Intelligent Mobility Alliance (HIMA). É o quinto modelo automóvel da marca depois dos Aito, Stelato, Luxeed e Maextro, mas distingue-se por ser o mais acessível de todos.
Com preços competitivos, grande autonomia e tecnologias avançadas de condução inteligente, o Huawei Saic H5 posiciona-se como uma alternativa forte no mercado de SUVs elétricos e híbridos, combinando inovação, espaço e acessibilidade. Ainda não há previsão para a chegada do modelo a mercados fora da China.
Vê também:
- Tecnologia de gigantes: este carro elétrico junta ADN da Xiaomi e da Huawei
- Huawei surpreende com o Aito M8 BEV: autonomia gigante, interior de luxo e preço competitivo
- Rivalidade ao rubro: híbrido da Huawei bate Xiaomi SU7 num confronto crucial
Promoção do dia!