As cores das portas USB não são apenas esteticamente bonitas, como indicam informações cruciais sobre os seus recursos e capacidades.
As que mais se destacam são as azuis e há uma razão muito forte para isso acontecer que está diretamente relacionada com o seu desempenho e velocidade.
Mais rápidas e mais poderosas
Se a porta USB estiver “pintada” de azul, temos boas notícias para ti. Tal significa que estás perante o padrão USB 3.0 que chegou em 2008 e que é mais rápido e poderoso.
Mais especificamente, este tipo de portas USB suporta taxas de transferências de dados de até 5 Gbps. Para efeitos de comparação, estamos a falar de uma velocidade cerca de 10 vezes mais rápida que a oferecida pelas portas USB 2.0.
Ora este atributo torna estas portas o veículo ideal para fazer transferências de ficheiros grandes e pesados, como por exemplo vídeos ou backups extensos.
Mas há outra vantagem crucial. As portas USB 3.0 têm capacidade para transmissão e receção de dados em simultâneo. Por outras palavras, podem fazer ao mesmo tempo o upload de imagens e o download de aplicações.
Por sua vez, as portas USB 2.0 não podem fazer estes dois processos em simultâneo, ou recebem dados ou enviam, mas nunca ao mesmo tempo.
Mas há ainda mais um ponto positivo a assinalar nas portas USB 3.0. É que estas são compatíveis com as suas antecessoras USB 2.0, ainda que a velocidade de transferências esteja limitada obviamente à rapidez destas últimas. No entanto, a estabilidade da ligação e a facilidade de utilização estão asseguradas por esta compatibilidade.
Agora temos notícias ainda melhores para ti. Se a porta USB do teu dispositivo for azul-clara ou azul-petróleo isso significa que estás perante o padrão USB 3.1 Gen 1, também conhecido por SuperSpeed+.
Neste caso em específico tens acesso a uma velocidade incrível de transferência de dados de até 10 Gbps. Agora já sabes: antes de fazeres qualquer transferência via cabo, espreita primeiro para a cor da porta… esperemos que seja azul!