Atualmente, a palavra Google faz parte da nossa rotina diária e devido à tão ampla utilização do motor de pesquisa até ganhou um verbo aportuguesado: googlar.
Mas sabes como surgiu este nome? Nós contamos-te tudo neste artigo. Alerta spoiler: Google não foi a primeira escolha.
Google teve outros nomes no início da sua existência
A história do surgimento do nome Google chegou através de David Koller, cientista de computação da Universidade de Stanford. Diz Koller que os fundadores da gigante de pesquisa, Larry Page e Sergey Brin, em 1996 batizaram o mecanismo de pesquisa com o nome BackRub.
A designação foi escolhida tendo em conta a análise dos backlinks da Web que o mecanismo executava. No entanto, um ano após o lançamento do BackRub, os fundadores em conjunto com outros colegas de faculdade fizeram uma sessão de brainstorming para encontrar uma alternativa a esta designação.
De Googol a Google
Nesta sessão de ideias, alguém falou em Googol. Recorde-se que o termo pertence ao jargão matemático e que se traduz a 10 elevado à potência de 100 ou, em alternativa, o um seguido por 100 zeros.
O termo Googol assentava na perfeição, uma vez que o mecanismo de pesquisa fornecia grandes quantidades de informação.
Rapidamente o grupo de estudantes verificou se o domínio estava disponível. Assim que obtiveram a confirmação, decidiram registar a marca. Mas o estudante que fez este registo enganou-se e em vez de escrever Googol, escreveu Google.
O engano foi bastante bem acolhido por Larry Page que gostou bastante mais da designação Google. E foi assim, desta forma peculiar, que surgiu o nome do motor de pesquisa que atualmente é usado por todos nós, várias vezes ao dia.