Os veículos da Tesla têm a porta de carregamento na zona traseira, mas o mais curioso é que os norte-americanos não têm por hábito estacionar com recurso à marcha-atrás.
Mas Elon Musk, nunca aceitou que a porta de carregamento fosse posicionada na dianteira por uma razão caricata e surpreendente: não lhe dava jeito porque podia tropeçar no cabo.
Originalmente, o condutor tinha melhor acesso ao carregamento
![Tesla Model Y](https://cdn.4gnews.pt/imagens/modely-86.jpg?class=article)
Na altura em que o Model S da Tesla estava a ser desenvolvido, Peter Rawlinson – atual CEO da Lucid Motors – trabalhava como engenheiro-chefe na empresa de Musk e colocou a porta de carregamento na parte dianteira esquerda do veículo.
Tudo para que o condutor tivesse um acesso mais facilitado a esta porta, não necessitando sequer de contornar o veículo para o colocar a carregar. Esta posição original da porta de carregamento servia sobretudo os condutores norte-americanos que, regra geral, estacionam de frente nas suas garagens.
No entanto, Elon Musk chumbou de imediato a ideia. Tudo porque não lhe dava jeito na garagem da casa que tinha na altura. Com esta posição original, o conhecido e polémico empresário tinha receio de tropeçar no cabo de carregamento.
De acordo com relatos de pessoas envolvidas no projeto “a porta de carregamento foi colocada na zona traseira por causa do layout da garagem da casa alugada” de Elon Musk em Bel Air.
Moda pegou por causa da rede SuperCharger
Mas o que é facto é que a moda pegou e há uma razão forte para isso ter acontecido. A maioria dos carros elétricos – que não pertencem à Tesla – conta com suporte para a rede de carregamento SuperCharger.
Ao se tornar uma espécie de padrão de carregamento, a rede SuperCharger levou a que os restantes veículos elétricos adotassem a mesma posição para a porta de carregamento.
O próprio Peter Rawlinson que saiu da Tesla para ficar aos comandos da Lucid Motors colocou a porta de carregamento dos seus veículos também na zona traseira. Um episódio em tudo caricato que fica para a história dos veículos elétricos.
Seja o teu carro elétrico ou não, aposta num suporte para o teu smartphone que te evite percalços na estrada. Espreita a vasta oferta da Amazon Espanha que tem equipamentos com preços bastante amigos da carteira.