O futuro para o preço dos smartphones não parece promissor, com um aumento cada vez mais provável devido às tarifas de Donald Trump. Apesar da isenção decretada para este tipo de produtos, há outra razão que poderá fazer subir o preço do IPhone 18.
Embora este modelo só seja apresentado em 2026, já se especula que ele possa ser mais caro que o desejado. E a razão para tal tem que ver com o seu processador.
Litografia de 2 nm da TSMC poderá tornar o iPhone 18 ainda mais caro
Conforme avança Digital Chat Station, a Apple irá “usar definitivamente o processo de 2 nm da TSMC" já no próximo ano. Por um lado esta é uma boa notícia, no entanto, o preço superior deste novo tipo de processador poderá inflacionar ainda mais o preço final do iPhone 18.
Ao que tudo indica, o preço associado ao fabrico de processadores com a litografia de 2 nm pode subir perto de 50%. Portanto, se a Apple pagar mais para adquirir os seus processadores, é possível que esse acréscimo se reflita no preço final dos seus smartphones.
Como disse, a transição para processadores de 2 nm traz os dois lados da moeda. O aumento do seu preço é, obviamente, uma desvantagem, contudo, o aumento do seu desempenho e eficiência energética são pontos positivos.
Quanto menor for o número associado aos nanómetros, maior é a concentração de transístores em cada processador. Isso significa que ele oferece um desempenho superior e uma melhor eficiência energética.
A Apple usa atualmente processadores construídos pela TSMC e a sua litografia de 3 nm. Ao passar para uma litografia de 2 nm, os seus processadores serão mais poderosos e oferecerão uma autonomia superior.
Alternativa pode ser adiar a adoção de processadores de 2 nm
A Apple pode ter uma alternativa a este aumento de preços e isso pode passar por um adiamento na adoção dessa tecnologia. E isso não é descabido porque esta tecnologia foi apresentada pela TSMC à Apple no final do ano passado, mas a norte-americana optou por não a adotar imediatamente.
Ou seja, a Apple pode optar por adiar a adoção de processadores de 2 nm para 2027, esperando pela redução dos custos associados. Isso permitir-lhe-ia trazer processadores melhores no iPhone 19 pelo mesmo preço ou com um acréscimo reduzido que ela própria poderá absorver.
Ainda é cedo para sabermos quais serão os planos da Apple para o iPhone 18 e que consequências trarão para o seu preço. Mas fica já o aviso que os smartphones do próximo ano podem ficar ainda mais caros.