Rússia vai-se desligar da internet... Para ver o que acontece!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Rússia está a planear desligar-se totalmente da Internet por breves momentos "para ver o que acontece". Estes testes têm como objetivo tentar prever quais as possíveis consequências de ataques cibernéticos que podessem colocar todo o país "offline".

A ideia surgiu depois de ser debatida em 2014 uma lei que poderá fazer que toda a internet na Rússia seja recebida através da sua rede interna, conhecida como Runet. Desta forma, todo e qualquer tipo de comunicação iria ser obrigada a passar por pontos de controlo russos. Antes de terem acesso direto à internet interna do país.

De acordo com o Independent, o teste vai na sua essência consistir na separação da Runet da internet global. Assim, todos os serviços disponíveis para os utilizadores russos durante esse curto espaço de tempo, serão exclusivamente oferecidos pela rede de internet interna.

Rússia quer proteger-se de ataques cibernéticos ao desligar-se da Internet

Hoje em dia, os ataques cibernéticos são mais temidos do que os ataques físicos. Por isso, os países investem vários milhões de euros todos os anos no desenvolvimento de avanços sistemas de segurança.

Ainda assim, são muitas as notícias que vão surgindo sobre vários ataques cibernéticos a vários dos mais poderosos países.

A Rússia foi em várias ocasiões acusada de cometer este tipo de ataques a vários países. Incluindo países europeus e também aos Estados Unidos. Sendo uma das grandes potências mundiais, os seus planos para criar um ecossistema auto-suficiente, poderá trazer grandes preocupações às restantes nações.

Desta forma, caso estes planos drásticos se revelem bem sucessidos, não só a Rússia passará a ser imune a este tipo de ataques. Mas, poderá também continuar a realizar os alegados ataques cibernéticos sem qualquer receito de retaliações.

Editores 4gnews recomendam:

Camião caiu num precipício porque condutor seguiu o Google Maps

Lançamento do concorrente do Redmi Note 7 anunciado

Garena Free Fire: Dicas infalíveis para ganhar o jogo

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.