Rumor diz que próximo Apple iPhone pode dizer adeus ao headphone dongle

Bruno Coelho
Apple iPhone dongle rumor
Tão pequeno e tão polémico.

O rumor é recente. Sugere que o próximo Apple iPhone não deve incluir na caixa o tão polémico adaptador que estabelece a conexão entre a porta lightning e o headphone jack 3.5mm. Esta foi a opção encontrada pela empresa de Cupertino aquando do lançamento do iPhone 7, quando decidiu colocar as fichas em opções sem fios.

Mais ou menos justificada com a questão do espaço, ao colocar o headphone dongle na caixa, a fabricante dava aos consumidores uma opção de transição. Agora que a transição pode ter sido feita, a Apple pode querer abandonar o fornecimento do objeto em caixa.

Vê ainda: OnePlus 6 poderá ser comprado em loja física na Europa

Dizer que a Apple pode fazer isto no próximo iPhone, é como dizer que em 2019 a maior parte dos fabricantes Android o vão fazer. Neste momento a Samsung é das poucas a resistir à porta 3.5mm nos seus terminais. Mas pode ser uma questão de tempo até que qualquer fabricante abandone esta porta.

Escusado será dizer que se a Apple o fizer, o mercado vai atrás. Se a Apple deixar de fornecer o dongle, outros fabricantes Android fá-lo-ão. Foi assim com o fim da porta 3.5mm e foi a assim com a notch no iPhone X. Se há empresa capaz de criar tendência no mercado, essa é a empresa de Cupertino.

O próximo Apple iPhone não deve trazer o dongle incluído na caixa

De acordo com o site MacRumors, quem o afirma é o analista Blayne Curtis – que já havia prevista a continuidade do dongle no iPhone 8. É um facto que o dongle vem fazer uma ponte entre aquilo que é o “passado” e aquilo que é o futuro. E essa ponte parece estar a ser praticamente atravessada pelos utilizadores.

Com os headphones wireless a adquirirem cada vez mais popularidade, é uma questão de tempo até que a tecnologia se mova integralmente nesse sentido. Empresas como a Apple, a Google ou a Huawei, têm assim caminho aberto. Podem assim vender mais no campo do áudio wireless.

O rombo na carteira dos consumidores que quiserem continuar a ouvir música nos seus dispositivos como ouviam antes, não deve ser muito notório. Os adaptadores encontram-se à venda entre os 5 e os 10 euros (até os da Apple).

Ainda assim, um consumidor que paga quase 1000 euros por um dispositivo não se sentirá defraudado por não ter o pequeno dongle incluído? A matéria vai continuar a dividir os consumidores.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi. Estará a marca a promover o Xiaomi Redmi S2 ou o Surge S2?

Westworld: HBO confirmou que haverá 3.ª temporada da série

Android Oreo 8.1 da Google tardará em chegar ao Razer Phone

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.