RTX 3080 Ti com 20GB de memória? Asus confirma acidentalmente a sua existência!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

No decorrer dos últimos dois meses foram muitos os rumores acerca da possibilidade do lançamento de duas novas placas gráficas da Nvidia, que viriam complementar as ofertas já existentes no mercado.

Acidentalmente, a Asus vem agora confirmar a existência de uma GeForce RTX 3060 com 12GB de memória, assim como de uma nova variante da RTX 3080 Ti equipada com 20GB de memória GDDR6X.

RTX 3080 Ti 20GB e RTX 3060 12GB a caminho

Ao que parece, a Asus já adicionou estas duas variantes à sua base de dados de apoio, sendo possível selecionar cada uma delas a partir de um menu no seu website. Apesar de constarem desse menu, clicar nas respetivas entradas não leva para já para nenhuma página específica dos produtos, o que indica que se terá tratado de um erro.

Mesmo assim, a descrição das placas gráficas alinham-se com rumores anteriores, por isso será de crer que vamos mesmo ter direito a novos GPU com especificações de topo.

Os dois modelos listados vão receber tratamento Republic of Gamers Strix, o que permitirá maior flexibilidade no desenho do circuito impresso e do sistema de refrigeração para melhores resultados de overclocking.

Modelos Asus confirmam reação da Nvidia às ofertas da AMD

Em relação à RTX 3060, tem sido avançado que vai receber versões com 6 e 12GB de memória. Esta Asus ROG Strix GeForce RTX 3060 12GB parece confirmar a existência da variante mais potente, o que não deixa de ser um pouco estranho se olharmos para as configurações de 8 e 10GB das RTX 3070 e RTX 3080.

Já a RTX 3080 Ti com 20GB de memória GDDR6X será uma versão ligeiramente menos potente da RTX 3090, com menos memória e largura de banda reduzida. Pelo que tem vindo a ser avançado, terá os mesmos 10496 núcleos CUDA, mas vai sofrer uma redução de memória de 24 para 20GB.

A RTX 3060 deve ser lançada oficialmente em janeiro durante a CES 2021, enquanto a RTX 3080 Ti com 20GB pode chegar no mês seguinte.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Book Flex 2 5G aparece em primeiros vídeos oficiais! Vê o unboxing
  • Este mini PC gaming portátil é a 'bomba' perfeita para amantes de jogos
  • Samsung Galaxy Chromebook 2: o próximo portátil barato com ADN Google
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.