Vê em direto o Lander da NASA 'InSight' a aterrar em Marte

Filipe Alves

Vê em direto o Rover da NASA InSight a aterrar em MarteA NASA prepara-se para aterrar mais um Lander em Marte. O Lander com o nome de "InSight" tem como objetivo conhecer a atividade do planeta vizinho no seu interior. Estamos a falar de tremores de terra, constituição no interior ou até a sua temperatura.

Ainda que este Lander "InSight" não tenha a missão mais bonita de todas nem vá propriamente procurar vida no Planeta Vermelho, é uma peça valiosa na exploração Humana a Marte que deverá acontecer no próximos anos. Além disso, dar-nos-á mais informação sobre a história de Marte e como ficou tão inóspito.

Vê ainda: Confirma-se evidências de um pequeno oceano na Europa (Lua de Júpiter)

Elon Musk, CEO da SpaceX, referiu que gostaria de levar o Homem a Marte em 2022, contudo, parece que este prazo será, mais uma vez, atrasado. A NASA tem um objetivo mais claro ao marcar o calendário para perto de 2030.

"InSight" aterrará em Marte às 19 horas do dia 26 de novembro com transmissão da NASA

Porém, não são apenas os EUA que procuram glória espacial. Também a Rússia está na corrida a Marte. De acordo com as mais recentes informações, o país liderado por Vladimir Putin, acredita que conseguirá desenvolver uma nave movida a energia nuclear que nos levará a Marte nos próximos anos.

Relativamente ao "InSight", o Lander prepara-se para chegar ao solo marciano amanhã (26) às 19h de Lisboa. Tudo acontecerá em direto numa emissão transmitida pela NASA.

Logo depois de lançado teremos os 6 minutos de tensão em que o rover dará entrada na atmosfera do Planeta Vermelho a quase 20 mil quilómetros por hora. Depois de ultrapassar a parte mais densa da atmosfera o rover sairá com um pára-quedas que abrandará consideravelmente a sua velocidade.

Contudo, isso não chega. Mesmo antes de tocar no solo o pára-quedas é retirado e os 12 motores começam a trabalhar. Isto para suavizar a aterragem. Aliás, vimos algo idêntico em todas as aterragens dos foguetões da SpaceX.

Em conclusão, tudo isso poderá ser acompanhado em direto no vídeo que estás a ver neste artigo amanhã (26 novembro) às 19 horas de Lisboa.

Editores 4gnews recomendam:

Criadores de WestWorld criam vídeo sobre o Falcon Heavy de Elon Musk

Esta foi a reação de Elon Musk ao ver a descolagem de Falcon Heavy

China prepara-se para lançar a sua ‘Lua artificial’ já em 2022

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.