Roubo de SSD em torneio de CS2 termina com expulsão permanente

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

Adam "nbgee12" Zanzoul, jogador profissional de Counter Strike 2 (CS2), foi detido esta semana pelas autoridades americanas no torneio de topo de Counter Strike 2 IEM Dallas 2024, segundo fontes da Dust2.Us.

Esta detenção surge depois deste ter invadido propriedade privada e roubado vários discos rígidos SSD designados para uso individual dos jogadores. Estes discos continham informações privadas com configurações que os jogadores levam para os torneios. Adam foi, após o incidente, expulso do torneio e banido permanentemente da plataforma competitiva FACEIT.

nbgee12

Um jogador com precedentes de comportamento anti-desportivo

Esta decisão questionável do jogador de 19 anos vem apenas 60 dias após este ter sido re-admitido à plataforma competitiva, depois de um antigo ban de 100 anos, por um longo histórico de incidentes negativos,ter sido levantado. Este teria sido transversal a todas as grandes plataformas de matchmaking, incluindo, nomeadamente, as duas grandes ESEA e FACEIT.

Os outros pontos no histórico de maus comportamentos do jogador, que levaram a esta expulsão, incluem um ban permanente por evasão na ESEA, um ban da FACEIT Pro League por matchfixing, e um histórico de comportamentos ofensivos e não profissionais, online e em pessoa.

Uma decisão questionável que termina uma carreira

Alguns dias depois, nbgee12 fez uma stream, na Twitch, para discutir o incidente em conjunto com outro amigo profissional do eSport. Nesta transmissão, o jogador americano admitiu ter conseguido acesso, às quatro da manhã, de forma ilegal, a uma área com menos segurança dos bastidores, onde conseguiu chegar aos SSDs dos vários profissionais que se encontravam nas fases finais do torneio.

Os organizadores destes eventos utilizam estes SSDs para guardar, essencialmente, as configurações dos jogadores e outros ficheiros e permitir trocas rápidas entre configs de jogadores. Além disso, os discos contêm ficheiros importantes de anti-tampering usados para proteger a integridade competitiva do torneio.

Em seguida, o jogador admitiu levar os discos de volta para o seu hotel, localizado a poucas centenas de metros da Arena.

Na hora do incidente, fotos do jogador a segurar os hard drives foi divulgada pela rede social Discord
Na hora do incidente, fotos do jogador a segurar os hard drives foi divulgada pela rede social Discord

Admitiu, depois de umas horas de transmissão, ter sido detido pelo Departamento Policial de Dallas. As autoridades foram instantaneamente notificadas após a ESL, organizadora do torneio, ter determinado que o jovem de 19 anos seria o culpado deste roubo, através de provas videográficas das câmaras de segurança. Afirmou, ainda, que não foi acusado de nenhum crime, no entanto, foi banido imediatamente do evento.

À altura da transmissão, o ban era de apenas cinco anos, no entanto, a plataforma tornou-o permanente. Antes do ban ter sido estendido, nbgee12 tentou justificar-se e apelar a um ban mais curto, explicando que estava simplesmente "na brincadeira" e que nunca tinha sido preso nem feito algo deste género até à data.

Quando abordado pela Dust2.us para comentar esta situação, o jovem mostrou arrependimento, no entanto, após visualização da transmissão feita pelo mesmo, é difícil crer que estes sejam os pensamentos transparentes do jogador:

"Words cannot adequately express how humiliating and dejecting this has been. I am genuinely disgusted by my behavior and am committed to learning from this experience." - nbgee12

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.