Andar com um smartphone na rua é algo usual, mas que requer alguns cuidados, já que são inúmeros os casos de telemóveis roubados. Por isso mesmo, a Google está a testar um recurso do Android 15 para detetar se o teu dispositivo foi assaltado.
Importa salientar que o período é de testes e de afinar algumas agulhas. Este começou no Brasil, onde este problema se faz sentir de forma evidente. Segundo a Android Headlines, são quase 2 roubos de telemóveis por minuto, em terras canarinhas.
Através da IA, deteta-se se o telemóvel foi roubado
Também pelo caráter alarmante desta estatística, a Google terá optado pelo Brasil para fazer o teste em questão. Ao que tudo indica, este recurso é automático e utiliza a Inteligência Artificial (IA) como aliada.
A ferramenta chama-se “Bloqueio de Deteção de Roubo”. Como explica a mesma fonte, a IA terá capacidade de perceber quando é que alguém se apropriou indevidamente do teu telemóvel.
Sempre que detetar movimentos que indiciem um roubo, o telemóvel ficará automaticamente bloqueado. Em função disto, o normal é que se levante uma questão principal: como é que isso é possível?
O sensor de aceleração é uma das referências que indicia um roubo de telemóvel
Aparentemente, está tudo relacionado com sensores que alguns telemóveis têm. Um deles indica, por exemplo, a aceleração. Isto quer dizer que se alguém te roubar e começar a andar a uma velocidade alta, a probabilidade de ser detetado um furto é grande.
Para além disso, o sistema da Google consegue analisar a localização geográfica em que o telemóvel se encontra. Se forem sentidas diferenças face ao padrão habitual, é possível assumir que o smartphone foi roubado.
Outro elemento que também ajuda a identificar o movimento dos ladrões tem a ver com as redes. Imagina que quem te rouba o telemóvel vai para bem longe e faz uma chamada a partir daí.
O sistema inteligente que o Android 15 visa implementar consegue reparar nisso e sugerir que poderás ter sido assaltado. O teste apenas está a acontecer no Brasil. Resta esperar para ver se chegará ao público geral ou não.