Ter uma conta de Google, YouTube ou até mesmo Facebook a ser roubada tem-se tornado uma ocorrência cada vez mais comum, dado que as ferramentas e os métodos dos piratas informáticos se tornaram muito mais sofisticados nos últimos anos.
Agora, a Google está a ripostar com a introdução de uma nova ferramenta concebida para o ajudar a recuperar uma conta do YouTube pirateada, tal como se pode ler numa publicação oficial no site de apoio do YouTube.
O funcionamento da nova ferramenta
No caso de ter uma conta pirateada, poderá aceder à nova ferramenta de resolução de problemas através do Centro de Ajuda do YouTube. A ferramenta utiliza IA para guiá-lo através do processo de recuperação, sem a necessidade de contactar diretamente o suporte da Google. Isso inclui fazer uma série de perguntas sobre o seu canal, como quaisquer alterações recentes não autorizadas na conta.
Naturalmente, existem algumas ressalvas. Em primeiro lugar, a Google afirma que, de momento, só está a disponibilizar esta funcionalidade a determinados criadores. Não há clareza sobre quem são essas pessoas, embora seja provável que sejam contas mais estabelecidas e comprovadas.
Ainda assim, a boa notícia é que a Google diz que tornará o recurso acessível a todos os criadores no futuro, provavelmente depois de garantir que funciona como pretendido. A ferramenta também só está disponível em inglês, pelo menos por enquanto.
Embora alguns possam ver esta nova ferramenta como uma forma de desviar recursos do serviço de apoio ao cliente para cortar custos, ferramentas de IA como esta podem ser muito mais rápidas e menos incómodas do que tentar entrar em contacto com uma pessoa real. Tudo se resume à exatidão da ferramenta e à possibilidade de ser realmente melhor a verificar contas pirateadas do que um representante humano.
Esperamos que a nova ferramenta seja um melhoramento notável e que funcione na maior parte das vezes, caso contrário, pode acabar por parecer apenas mais um passo desnecessário num processo de recuperação já exaustivo.