É num cenário com mais de 2 mil Km2 de área, cerca de 14 milhões de habitantes e tráfego à esquerda que a Waymo vai testar o seu serviço de robotáxis, numa verdadeira prova de fogo à sua tecnologia e plataforma de condução autónoma.
A cidade é Tóquio, no Japão, e os testes começam no início de 2025, naquela que será a primeira internacionalização da empresa de transportes pessoais autónomos ligada ao grupo Alphabet.
Parcerias locais no período de testes
O período de testes irá durar “vários trimestres”, segundo dados da Waymo divulgados pela CNBC, e será feito em parceria com a Nihon Kotsu - o maior operador de táxis do Japão - e com a aplicação de táxi GO.
Informações da CNBC indicam que serão usados veículos Jaguar I-PACE nas ruas de Tóquio, mas, numa primeira fase, os carros terão motoristas da Nihon Kotsu. A ideia é que esses motoristas façam o mapeamento dos principais distritos da capital nipónica, incluindo Minato, Shinjuku, Shibuya, Chiyoda, Chūō, Shinagawa e Kōtō.
Paralelamente, a Waymo irá também testar os seus robotáxis nos EUA usando um percurso fechado que simula as condições de condução no Japão, associando depois os resultados aos dados recolhidos em Tóquio para treinar os seus sistemas de IA.
“Esta expansão segue o melhor framework de segurança da Waymo – com a mesma abordagem que nos guiou desde a primeira viagem totalmente autónoma do mundo em estradas públicas, até dezenas de milhões de quilómetros nas estradas dos EUA e, em breve, os nossos primeiros quilómetros em Tóquio” refere o comunicado da Waymo.
Novas geografias a caminho
Esta será a primeira vez que a Waymo vai testar o seu serviço de robotáxis num mercado com tráfego realizado à esquerda. Durante o período de testes em Tóquio, a gestão e manutenção dos veículos ficará a cargo da Nihon Kotsu.
O anúncio oficial dos planos para o Japão segue-se ao alargamento recente do serviço de robotáxis da Waymo em Los Angeles, bem como aos anúncios da expansão do serviço para as cidades de Austin, Atlanta e Miami, em 2025.