Nas últimas horas, tem dado que falar um vídeo lançado pela Tesla no X, antigo Twitter. Este mostra o robot humanoide da marca, o Optimus, a dar um passeio pela natureza. Contudo, o grande destaque é o vídeo em baixo, em que é possível ver o robot a tropeçar.
Não deixa de ser curiosa a sua reação imediata, muito semelhante à que um humano teria. Ou seja, o robot pisa uma superfície irregular em que perde o equilíbrio e, de forma instantânea, tenta recuperar o balanço. A “missão”, como é possível ver, foi completada com sucesso.
O que dizem Elon Musk e o vice-presidente da Optimus sobre o assunto?
Bem à sua imagem, Elon Musk utilizou o X para se pronunciar sobre o vídeo que já soma dezenas de milhões de visualizações. O CEO da Tesla referiu que ”o Optimus agora pode andar em terrenos altamente variáveis, ao usar redes neurais para controlar os seus membros elétricos” (via Digital Trends).
Efetivamente, esta capacidade do robot humanoide da Tesla abre um vasto rol de possibilidades de uso futuro. Quem também falou sobre o tema foi o vice-presidente da Optimus, num post feito na mesma plataforma.
Nas palavras de Milan Kovac, “o que é realmente louco aqui é que, para essas [caminhadas], o Optimus é realmente cego”. O próprio ainda acrescenta que a manutenção do equilíbrio é feita sem qualquer câmara e apenas com sensores integrados.
Sendo assim, Kovac explica que o próximo passo poderá ser introduzir visão computacional. Por outras palavras, criar um sistema no robot humanoide, que o ajude a perceber com mais facilidade o ambiente que o rodeia.
A somar a isso, outro grande objetivo é fazer com que a caminhada do robot seja mais natural do que é agora. Apesar de muitos movimentos bastante realistas, conseguimos reparar que a caminhada é algo “robótica” e com diferenças para a que vemos no comum das pessoas.
Quando é que os robots da Tesla chegam às fábricas?
Com estes “teasers” que vamos vendo, aguça-se a curiosidade de ver os robots da Tesla em contexto real, de forma mais massificada. Por enquanto, acredita-se que este humanoide, revelado pela primeira vez em 2021, vai ter “milhares” de exemplares a trabalhar nas fábricas, já em 2025.
Segundo Musk, terão a função de desempenhar "tarefas perigosas, repetitivas [e] chatas". Resta esperar por novidades futuras, para ver se a perspetiva do CEO da Tesla se cumpre ou não.
Foto de Capa: (via X Optimus)