A NASA está a testar um robot cobra, com o intuito de estudar os oceanos gelados de Saturno. De momento, o estudo ainda se encontra numa fase inicial. Neste momento, a NASA está a fazer testes em zonas terrestres para simular uma possível ida a Saturno.
De acordo com a Tech Crunch, este formato de robot já existe há algum tempo. A mesma fonte refere que existem alguns atributos interessantes no dispositivo. O primeiro é o facto de manter-se operacional mesmo estando danificado. O segundo é o facto de ser esguio e conseguir explorar espaços apertados.
A última característica mencionada faz com que este tipo de robôs possam ser úteis em situações de resgate, por exemplo.
Através dos voos da Cassini, a NASA conheceu evidências de riqueza de água, em Saturno. Isso faz com que a ciência coloque a possibilidade de vir a haver vida neste planeta.
O robot está a ser preparado para atuar nos oceanos abaixo da crosta lunar
Como refere a Tech Crunch, o objetivo do robot é explorar os oceanos abaixo da crosta lunar. Nas palavras da equipa, citada pela Science Robotics, “ele foi projetado para ser adaptável para atravessar terrenos inspirados no mundo oceânico, meios fluidizados, ambientes labirínticos fechados e líquidos”.
Os cientistas querem chegar à lua de Enceladus, em Saturno. Espera-se que, aí, o robot cobra chamado Exobiology Extant Life Surveyor (EELS) consiga deslizar por géiseres estreitos e nadar numa grande extensão oceânica. Estima-se que esta pode ter perto de 10 quilómetros de profundidade no pólo sul (via Tech Crunch).
De acordo com a equipa de estudos, o EELS “está equipado com planeamento consciente de risco, consciência situacional, planeamento de movimento e controlo proprioceptivo para permitir que ele se mova de forma autónoma para longe da Terra”.
A NASA refere que este pesa cerca de 100 quilos e mede cerca de 4,4 metros.