A empresa Figure partilhou um vídeo onde o seu robô humanoide treinado com Inteligência Artificial (IA), Figure 1, demonstra a sua capacidade de machine learning ao aprender com vídeos, corrigir os erros e conseguir fazer café de forma autónoma.
O vídeo foi partilhado nas redes sociais, mas a Figure voltou às notícias no último dia 18, quando assinou um acordo comercial com a BMW para implantar os seus modelos de robôs autónomos em diferentes tarefas do setor automóvel.
Demorou apenas 10 horas a estudar e a aprender a fazer café
Conforme é possível ver no vídeo acima, partilhado pela Figure, o robô Figure 1 é capaz de preparar uma chávena de café sozinho numa máquina de cápsulas. As ações parecem simples: abrir a cafeteira, pegar uma cápsula de café, inserir na máquina, fechar a tampa e ligar o dispositivo.
Ainda assim, é impressionante ver o robô a aprender e a corrigir os seus erros de forma autónoma após ver apenas 10 horas de vídeos sobre a tarefa. Isso aumenta as expetativas sobre as quais outras tarefas esses robôs podem executar após aprenderem seu funcionamento.
O objetivo da Figure, inclusive, é "implantar 'profissionais' humanoides autónomos" em contexto de trabalho, conforme a empresa de robótica declarou no seu site oficial. A ideia é que esses robôs aprendam a partir da observação de humanos realizando tarefas específicas, em vez de programá-los para cada ação individual.
E isso não vai demorar muito para acontecer. O acordo comercial que a Figure fechou com a BMW este mês, planeia utilizar os robôs para automatizar tarefas difíceis, com pouca segurança ou tediosas em todo o processo de fabricação.
O objetivo é concentrar o trabalho humano nas tarefas que exijam habilidade e processos que não podem ser automatizados, para alcançar uma "melhoria contínua da eficiência e segurança da produção", conforme destacou a Figure.