Em 2020, a NASA enviou o robô Perseverance para o planeta Marte. Missão: descobrir possíveis vestígios de vida.
Agora, há notícias de que o robô está a ser bem-sucedido na sua missão e que encontrou matéria orgânica no planeta vermelho.
Perseverance encontra vestígios de matéria orgânica em Marte
Em 2020, a NASA iniciou a missão do robô explorador Perseverance enviando-o para o espaço com destino a Marte. O robô seguia com uma missão: detetar vestígios de vida no planeta vermelho.
Agora, de acordo com a revista científica Nature, o robô da NASA terá encontrado matéria orgânica na Cratera Jezero, local que explora desde o ano de 2021. Os dados recolhidos pelo instrumento SHERLOC – Scanning Habitable Environments with Raman and Luminescence for Organics and Chemicals) – indicam que o ciclo geoquímico de Marte poderá ser bastante mais complexo do que se pensava.
Mais especificamente, o planeta vermelho pode ter tido vários reservatórios de compostos orgânicos e a água pode ter tido um papel crucial nessa matéria orgânica.
Desde a sua aterragem em Marte, Perseverance já recolheu várias amostras que que posteriormente vão ser analisadas pela norte-americana NASA em conjunto com a Agência Espacial Europeia.
De acordo com o plano traçado por ambas as agências, as amostras de solo de Marte recolhidas por Perseverance vão chegar à Terra no longínquo ano de 2033.
Editores 4gnews recomendam: