
Aito M8 recebe “cinco estrelas” em teste de segurança
Ainda que a Xiaomi esteja a ser muito bem-sucedida com os seus elétricos, a concorrência não está a baixar os braços e o Aito M8 da parceria Huawei/Seres acaba de superar o modelo da Xiaomi ao receber a nota “cinco estrelas” num importante teste de segurança.
Vamos a pormenores. O SUV híbrido da Huawei foi submetido ao teste de colisão e segurança C-NCAP, realizado pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia Automóvel chinês, tal como explica o site Carnewschina.
Esta avaliação inclui testes de segurança para os passageiros do carro, peões vulneráveis na estrada e ainda funções de assistência à condução. Todos os testes são avaliados numa escala de 0 a 100%, depois convertidas em estrelas, até um máximo de cinco.
O Aito M8 obteve uma pontuação geral de 93,7% deixando para trás o Xiaomi SU7 que, no mesmo teste, registou uma pontuação de 93,5%. Ainda que a diferença seja pequena, este é um caso em que todas as décimas contam.
O modelo Huawei conseguiu uma pontuação de 96,34% na categoria de segurança ativa, mostrando um desempenho superior de 9,99% face a outros modelos avaliados pela mesmo sistema, SU7 da Xiaomi incluído.
Especificações do Aito M8
O Aito M8 está equipado com um motor de combustão interna de 1,5 litros em conjunto com dois motores elétricos 4WD que fornecem uma potência máxima de 392 kW (526 cavalos).
No que respeita a baterias, existem duas opções à escolha com 37 kWh ou 53,4 kWh de capacidade. Estas fornecem uma autonomia de 201 e 310 quilómetros respetivamente.
Mas como híbrido que é consegue um alcance de mais de 1.500 quilómetros quando combinado com o motor de combustão interna.