Ridge Racer Type 4 para PlayStation - Artigo de Apreciação

Bruno Santos
Bruno Santos
Tempo de leitura: 3 min.

Com o recente anúncio da Playstation Classic, que podes consultar clicando neste link, achei que não haveria melhor altura para revisitar um dos clássicos mais destemidos da era da 1.ª PlayStation, Ridge Racer Type 4, um Arcade Racer que dispensa apresentações.

Devido ao lançamento desapontante de Ridge Racer Revolution, a Namco (agora Bandai Namco) precisava de mostrar o seu valor no género de corridas Arcade, muito devido ao sucesso do 1.º Ridge Racer, um jogo revolucionário, definidor de géneros! E foi isso... que... fizeram.

Vê ainda: Sony PlayStation Classic promete momentos de pura nostalgia

Comecemos pela jogabilidade. O principal modo em R4 é o modo Grand Prix. Assumes o papel de um piloto profissional cuja 1.ª decisão passa por escolher a equipa que irás representar - existem quatro como opção, onde cada tem o seu nível de dificuldade associado.

Feito isso é te dada depois a opção de escolheres um carro de uma das 4 fabricantes de automóveis (cada uma com os seus próprios qwerks), e à medida que progrides nas várias etapas, recebes um carro melhor com maior velocidade máxima e melhor handling.

O modo Grand Prix é segmentado em oito desafios, onde cada desafio tem associado a sua pista diferente e um critério de qualificação específico (deves terminar pelo menos numa determinada posição, tipicamente o 1.º lugar). Se não conseguires qualificar-te mais de quatro vezes, game over.

Um jogo revolucionário, definidor de géneros!

Ridge Racer Type 4 pode ser intimidante por uns instantes, mas à medida que aprendes intuitivamente como abordar todas as curvas da pista (algo que ridge racer consegue quase na perfeição), e te habituas ao tipo de carro de escolheste, vocacionado mais para aderência ou mais para drift, irás aperceber da good vibe transmitida. Por outro lado, a AI não é particularmente brilhante...

Após ultrapassá-los, estes deixam de impor qualquer desafio, o que até se compreende, pois R4 foi desenhado para que o maior desafio no jogo seja o próprio jogador.

A qualidade gráfica da série Ridge Racer em R4 estava "on par" com os pilares estabelecidos por Gran Turismo. Para a altura, possui uma framerate suave (30 frames por segundo sem quebras) e texturas detalhadas. A cereja no topo do bolo: o replay no fim da corrida com uma música digna de um Altar, coming right up...

A série Ridge Racer sempre se assentou em música techno, e no caso do R4 não é diferente. Só digo isto, nota-se que a soundtrack foi dos focos principais. É WOW! É consistente e, acima de tudo, boa! Nunca encontrei, após estes anos todos, música como a de Ridge Racer Type 4. Para mim, é timeless.

Por consequência, os ruídos do motor dos carros perdem um pouco para a soundtrack, mas era algo inevitável. O foco em R4 é conduzires ao som da boa música e não do barulho dos veículos, é isto que define a série Ridge Racer! E o Announcer? FINIIIIISH! Pena ter caído no esquecimento...

Ridge Racer Type 4, um Arcade Racer que dispensa apresentações!

Veredicto: Ridge Racer Type 4 põe alma e corpo nas corridas Arcade. Aqui é pura diversão, nada mais que isso. What you see is what you get! O jogo não é perfeito, é verdade, mas não esqueçamos que, para 1999, é abismal!

Se nunca tiveste oportunidade de jogar, well, joga! Poderá não ser para todos, mas R4 merece, pelo menos, ser reconhecido como o Top Dogno género Arcade Racer! Merece ser reconhecido como um clássico dos dias de hoje. Merece o estatuto de obrigatório!

Editores 4gnews recomendam:

Gran Turismo 3: A-spec – Artigo de Apreciação ao GT3

Sonic Mania Plus – da MegaDrive à PlayStation e Xbox, a magia da SEGA

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain – Análise à “swan song” de Kojima