Revolução Xiaomi: conhece a nova fábrica que produz 40 carros por hora

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Xiaomi acaba de dar mais um passo na sua estratégia de expansão ao inaugurar uma nova fábrica de veículos elétricos na Área de Desenvolvimento Económico-Tecnológico de Pequim. É um investimento estratégico, que ocupa uma área total de 718.000 m².

Os números divulgados pela Xiaomi revelam que a nova fábrica está equipada para produzir até 40 veículos por hora, com um carro a ser finalizado a cada 76 segundos. Tal será impulsionado pela automatização, com mais de 700 robôs a operar em processos críticos.

Xiaomi SU7

Chama-se sistema Hyper Die-Casting e foi desenvolvido internamente. Este promete reduzir o tempo de produção em 45% em comparação com os métodos tradicionais. São usadas tecnologias como o sistema de inspeção inteligente X-Eye, que assegura uma precisão superior a 99,9%.

Xiaomi quer consolidar-se como um dos principais atores no mercado de veículos elétricos

A Xiaomi afirma querer consolidar-se como um dos principais atores no crescente mercado de veículos elétricos. Nesta fábrica haverá produção, mas também investigação e desenvolvimento (R&D), testes, vendas e experiência do consumidor.

xiaomi

A sua área de R&D de 16 400 m², com 29 laboratórios equipados com capacidades experimentais, promete ser essencial para ajudar a Xiaomi a reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento de novos veículos e funcionalidades. Neste complexo existe também uma pista de testes de 2,5 km, para que cada Xiaomi SU7 seja submetido a testes dinâmicos antes de ser entregue ao cliente.

A Xiaomi quer cumprir com os objetivos de neutralidade de carbono da Xiaomi para 2040. Por isso, a fábrica está equipada com painéis fotovoltaicos no telhado, que geram 16,4 milhões de kWh de eletricidade anualmente. Algo que promete reduzir as emissões de CO₂ em 9 905,6 toneladas por ano. Além disso, 30% do alumínio utilizado na produção provém de fontes recicladas, para uma redução adicional de 352,53 kg de emissões de carbono por cada Xiaomi SU7 fabricado.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.