A Xiaomi acaba de dar mais um passo na sua estratégia de expansão ao inaugurar uma nova fábrica de veículos elétricos na Área de Desenvolvimento Económico-Tecnológico de Pequim. É um investimento estratégico, que ocupa uma área total de 718.000 m².
Os números divulgados pela Xiaomi revelam que a nova fábrica está equipada para produzir até 40 veículos por hora, com um carro a ser finalizado a cada 76 segundos. Tal será impulsionado pela automatização, com mais de 700 robôs a operar em processos críticos.
Chama-se sistema Hyper Die-Casting e foi desenvolvido internamente. Este promete reduzir o tempo de produção em 45% em comparação com os métodos tradicionais. São usadas tecnologias como o sistema de inspeção inteligente X-Eye, que assegura uma precisão superior a 99,9%.
Xiaomi quer consolidar-se como um dos principais atores no mercado de veículos elétricos
A Xiaomi afirma querer consolidar-se como um dos principais atores no crescente mercado de veículos elétricos. Nesta fábrica haverá produção, mas também investigação e desenvolvimento (R&D), testes, vendas e experiência do consumidor.
A sua área de R&D de 16 400 m², com 29 laboratórios equipados com capacidades experimentais, promete ser essencial para ajudar a Xiaomi a reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento de novos veículos e funcionalidades. Neste complexo existe também uma pista de testes de 2,5 km, para que cada Xiaomi SU7 seja submetido a testes dinâmicos antes de ser entregue ao cliente.
A Xiaomi quer cumprir com os objetivos de neutralidade de carbono da Xiaomi para 2040. Por isso, a fábrica está equipada com painéis fotovoltaicos no telhado, que geram 16,4 milhões de kWh de eletricidade anualmente. Algo que promete reduzir as emissões de CO₂ em 9 905,6 toneladas por ano. Além disso, 30% do alumínio utilizado na produção provém de fontes recicladas, para uma redução adicional de 352,53 kg de emissões de carbono por cada Xiaomi SU7 fabricado.