Steve Wozniak, o co-fundador da Apple acredita que o futuro e as grandes inovações tecnológicas não sairão de Cupertino e da empresa que ajudou a fundar. Fiel ao seu carácter irreverente e por vezes muito pouco ortodoxo, o senhor Woz durante uma entrevista à rede de informação Bloomberg Canadá.
Vê ainda: Essential Phone: o smartphone criado pelo “pai” do Android
Antes de mais, enquanto co-fundador da Apple, Steve Wozniak saberá certamente uma coisa ou duas no que diz respeito a inovações e grandes revoluções tecnológicas. Aliás, ele construiu umas quantas, na sua garagem. Posto isto, para Steve Wozniak o futuro pertence à Tesla e ao sul-africano Elon Musk cujo espírito empreendedor é, ao mesmo tempo, brilhante e perturbador.
Durante a entrevista em que se debatia o sucesso do Tesla Model S, Steve Wozniak disse que o produto teve tanto sucesso e funcionou na prática porque Elon concebeu e construiu o carro para si mesmo. "Quando as coisas são criadas para ti mesmo, sabendo o que gostarias de ver num produto e controlando todos os aspectos da sua produção...é aí que surgem os melhores produtos", disse Woz.
Ao debater alguns nomes de grandes empresas no mundo da tecnologia que acabaram por revolucionar o passado e criar este presente em que virtualmente todos nós temos um computador pessoal, um telemóvel inteligente (smartphone) e acesso à Internet, Steve Wozniak mencionou as suas marcas favoritas. Para ele a Tesla, a Google o Facebook, a Apple e a Microsoft são as mais importantes. Realça ainda que todas elas surgiram da mente de jovens empreendedores e, nenhuma delas, fruto de Wall Street e do grande setor empresarial.
"Olhem para a Google, o Facebook, a Apple, a Microsoft, todas elas mudaram o mundo, tal como a Tesla. Criadas por pessoas jovens e não grandes empresários" - Steve Wozniak
O tamanho, sucesso e o simples fato de praticamente dominar, a par da Samsung, o mercado dos dispositivos móveis pode ser um estorvo para a Apple. Devido às suas dimensões a Apple pode estar em desvantagem no que toca a criar a próxima revolução tecnológica.
A empresa de Cupertino conta com mais de $286 mil milhões de dólares nos seus cofres e, apesar de ser um reflexo do seu sucesso, para Steve Wozniak não é indicador de motivação para a criação do próximo "passo em frente". Será que o iPhone 8, caso efetivamente seja apresentado, pode mudar o panorama tecnológico atual?
Outros assuntos relevantes: